Domingo, 24 Novembro 2024

Cidades

Em Barueri, Procon faz alerta sobre golpe por telefone

Atenção Cidades

Em Barueri, Procon faz alerta sobre golpe por telefone

Outro golpe que os consumidores devem ficar atentos é relacionado ao cartão de aproximação

Órgão enfatizou que o atendimento ao público é gratuito e realizado somente pelos canais oficiais (Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil)
O Procon de Barueri emitiu um alerta, por meio das redes sociais da prefeitura da cidade, sobre a tentativa de golpes por meio de ligações telefônicas. 

O órgão enfatizou que o atendimento ao público é gratuito e realizado somente pelos canais oficiais no número (11) 4199-1324 ou pelo e-mail do Procon (gt.procon1@barueri.sp.gov.br). 

Outro novo golpe que os consumidores devem ficar atentos é relacionado ao cartão de aproximação. De acordo com informação da empresa especialista em cibersegurança, Kaspersky, os golpistas utilizam de um programa que infecta maquininhas e que gera um falso erro durante transação. O objetivo é obrigar as vítimas a usarem o cartão físico, inserindo-o no aparelho. Assim, o número do cartão é copiado para quadrilha fazer compras depois. 

A Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs) afirmou que ainda não identificou "nenhuma evidência da ação de um suposto malware nas máquinas de cartão que estaria bloqueando as transações por aproximação".

Como funciona
De acordo com informações, para executar o golpe, criminosos entram em contato com lojistas se passando por funcionários de empresas responsáveis por pagamentos eletrônicos. Eles usam a desculpa de que se trata de uma manutenção e pedem que os lojistas acessem um link por meio do computador onde fica o sistema de cobrança.

Ao clicar neste link,  a quadrilha instala um vírus que dá acesso remoto ao sistema. A partir daí, os bandidos conseguem detectar e impedir a cobrança por aproximação, exibindo uma mensagem falsa de erro na tela na maquininha. 

Ao usar o cartão físico, a vítima pode ficar vulnerável a fraudes feitas pelos bandidos, como compras indevidas.

Newsletter
Não perca nenhuma notícia.

Inscreva-se em nossa newsletter gratuita.


Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.folhadealphaville.com.br/