Quinta, 21 Novembro 2024

Cidades

Em Barueri, capacidade da saúde foi um dos fatores para nova liberação

Cidades

Em Barueri, capacidade da saúde foi um dos fatores para nova liberação

Prefeitura autorizou abertura de bares, restaurantes, salões de beleza e barbearias 

Medida adotada em Barueri se antecipa ao Estado, que mantém município na fase laranja do Plano SP (Foto: Jorge Alexandre/Arquivo Folha de Alphaville)
A Prefeitura de Barueri se antecipou ao estado e publicou um decreto na quarta-feira (8) no Diário Oficial passando a cidade para a fase amarela do Plano SP. Essa mudança permite a reabertura de bares, restaurantes, salões de beleza e barbearias. Teatros, cinemas, salas de espetáculos e academias seguem fechados.

Mesmo com a mudança, o Estado mantém oficialmente o município na fase laranja do Plano SP, que permite apenas o funcionamento de comércios de rua, shoppings, escritórios, concessionárias e imobiliárias com restrições.

À Folha de Alphaville, a Prefeitura de Barueri explicou que a avaliação da evolução da pandemia e da capacidade do sistema de saúde foram determinantes para a nova liberação. 

"O número de casos confirmados, internações e óbito e a taxa de ocupação de leitos UTI Covid e quantidade de leitos UTI Covid para 100 mil habitantes qualificam a cidade a retomar as atividades econômicas na forma estabelecida para a fase 3 do Plano São Paulo", declarou a gestão. 

Nesta quinta-feira (9), Barueri registrou 3.203 casos confirmados da Covid-19 e 259 mortes. A média da taxa de ocupação de leitos UTI, segundo a prefeitura, foi de 69,1% de 28 de junho a 4 de julho.

Já Santana de Parnaíba informou que não mudará de fase por enquanto. "Vamos aguardar a decisão do Estado, em relação a mudança de fase". Até quarta (8), dados mais recentes publicado, Parnaíba tinha 1.267 infectados e 49 óbitos.

Novas regras
Segundo decreto publicado, os estabelecimentos em Barueri poderão funcionar em horários alternativos por, no máximo, 8 horas diárias e com limitação de entrada e permanência de pessoas a 40% da sua capacidade.

Assim como na fase laranja, os locais terão que seguir um protocolo sanitário da Coordenadoria de Vigilância em Saúde. A gestão informou que nenhuma nova medida de saúde foi incluída. 

Newsletter
Não perca nenhuma notícia.

Inscreva-se em nossa newsletter gratuita.


Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.folhadealphaville.com.br/