Em Alphaville, procura por serviços de táxis volta a crescer
Alta se dá pela insatisfação dos clientes com aplicativos de transporte
Uma pesquisa feita recentemente pela Mobicity, sob encomenda do app Vah, mostrou que 38% dos usuários de serviços de transporte estão redescobrindo o táxi como opção de locomoção. Em Alphaville, que conta com pelo menos duas cooperativas no segmento, também houve um aumento pela procura do serviço.
Em relação às plataformas de transporte de passageiros, como Uber e 99, o levantamento revelou que 96% dos usuários perceberam uma alta nos preços das corridas, 92% no aumento do tempo de espera e 86% na elevação dos cancelamentos de corridas por motoristas.
À reportagem, a Central Táxi Verde Branco, cooperativa de táxi que está há mais de 30 anos em Alphaville, informou que o aumento da demanda foi paulatino e está relacionado à insatisfação constante dos clientes com os aplicativos de transporte.
"Hoje acredito que recuperamos de 50% a 60% da clientela. A insatisfação dos clientes é constante, fazen- do com que eles retornassem para o serviço de táxi", disse
Marcos Aurélio de Almeida Lima, presidente da empresa. Lima explicou que, de- vido à alta na demanda, neste mês, a cooperativa integrou mais de cinco carros zero km à frota.
"Além disso, contamos novamente com veículos que podem transportar até sete pessoas, ou seja, estamos cada vez mais capacitados para atender as mais diversas demandas", destacou.
Melhorias
Segundo Marcos, com a chegada dos aplicativos de transporte de passageiros, a partir de 2014, a mudança de comportamento dos clientes foi perceptível, o que exigiu do setor maneiras de recuperar o espaço no mercado.
"A diretoria da cooperativa começou um trabalho diário de reeducação, visando a qualidade de nossos colaboradores. Não podíamos com- petir no preço, pois os apps trabalham com muito dumping. Enquanto elevávamos nosso padrão de qualidade, os apps derrubaram a deles. Com muita humildade e treinamento de nossos colaboradores, voltamos a ocupar o nosso espaço", apontou.