Em 2022, Barueri e Santana de Parnaíba registraram aumento no número de roubos de veículos
Dados da SSP são em comparação a 2021. Crescimento nas ocorrências foi de 43,67% e 25%, respectivamente
Recentemente, Alphaville tem registrado algumas ocorrências de segurança que têm assustado os moradores. No dia 25, houve uma tentativa de roubo de uma moto BMW, em Alphaville, entre a Alameda Araguaia e a Rio Negro. Os três indivíduos que participaram da ação foram presos, sendo que dois deles eram menores de idade. Já no dia 24 ocorreu um roubo a veículo com retenção de vítima, na Alameda Juari, no Tamboré. Dos três envolvidos, uma pessoa foi presa com parte dos pertences, como celulares e cartão de banco, em uma estação de trem em Osasco.
Dados da Secretaria de Segurança Pública de São Paulo, divulgados recentemente, mostraram que Barueri e Santana de Parnaíba tiveram aumento em roubo de veículos em 2022, em comparação a 2021. Segundo o órgão, de janeiro a dezembro, o município barueriense registrou 227 roubos de veículos, ante 158 em 2021. O aumento foi de 43,67%. A cidade também anotou alta em roubo – outros (0,11%) e furtos – outros (17,43%).
Já em Parnaíba, houve um crescimento de 25% no roubo de veículos, passando de 32 pra 40 ocorrências. O município teve alta ainda em roubo-outros (8,75%), furto-outros (30,68%) e furto de veículos (92,45%).
Ações
À reportagem, o 20° Batalhão da Polícia Militar informou que realiza o policiamento preventivo nas áreas compreendidas pelos municípios de Barueri e Santana de Parnaíba e que, para isso, utiliza bancos de dados criminais, que são abastecidos por meio das informações constantes do boletim de ocorrência elaborado pelas vítimas.
"A partir dessas informações é gerado um mapa de circunscrição da área, gerenciada por uma companhia da polícia militar. Nesse mapa ficam estabelecidos as zonas de concentração da atividade criminal e, após um detalhado estudo, é direcionado o policiamento para a área”, disse em nota.
Ainda segundo o órgão, a respeito dos índices criminais dos municípios, com base às informações extraídas da SSP, considerando o comparativo dos anos de 2021 e 2022, percebe-se que houve uma sensível queda no índice criminal durante o período de pandemia, que iniciou-se em 2020, permeando o ano de 2021.
“Esclarecemos que o 20° BPM/M continuará com a sua estratégia de policiamento preventivo, alocando os seus ativos operacionais nas respectivas áreas de interesse de segurança, conforme a dinâmica criminal", explicou.