De olho no período das chuvas, cidades reforçam combate a criadouros
Prefeituras de Barueri e Santana de Parnaíba ampliaram os esforços para eliminar os focos de mosquitos
Devido à temporada de chuvas de verão, a população deve estar alerta a ameaça tripla de vírus transmitidos por mosquitos, intensificados pelo calor, como a dengue, chikungunya e a febre a amarela. Ciente do perigo, os municípios de Barueri e Santana de Parnaíba ampliaram os esforços para eliminar os focos de mosquitos e criadouros, além de conscientizar a população.
Em Barueri, o departamento responsável pela ação é a Coordenadoria de Vigilância em Saúde. Já em Santana de Parnaíba, o órgão responsável é o Sedes-Dengue, (Setor de Dengue da Saúde).
Em ambas as cidades, agentes de saúde estão fazendo visitas constantes em residências a fim de oferecer orientações sobre cuidados e verificar se o local não é fonte de criadouro dos vírus. "A ação de prevenção é um trabalho conjunto da prefeitura com a população para eliminar os focos, principalmente nesta época de calor e chuva", disse o prefeito Elvis Cezar.
Segundo a Prefeitura de Barueri, está sendo feito uma ação de "Zeladoria Urbana" na cidade, resultante de uma parceria entre todas as secretarias municipais. A iniciativa consiste na fiscalização assídua e promoção da limpeza das ruas do município, capinagem, manutenção e podas de árvores e vistoria em imóveis abandonados.
Mais informações podem ser obtidas na Vigilância de Barueri, telefone 4199-1333 e no Disk Dengue de Parnaíba, número 4154-6853.
Prevenção
Para a prevenção contra a febre amarela, as Prefeituras disponibilizam em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS's) doses integrais da vacina. Os locais funcionam das 8h às 16h, de segunda a sexta-feira.