Domingo, 24 Novembro 2024

Cidades

De olho na crise climática, Santana de Parnaíba cria grupo com foco na prevenção

Preparação Cidades

De olho na crise climática, Santana de Parnaíba cria grupo com foco na prevenção

Objetivo é planejar as operações de prevenção e mitigação de ocorrência de eventos climáticos críticos

Grupo deve iniciar seus trabalhos no mês de outubro de 2024 e terá o envolvimento de diferentes secretarias, como da Defesa Civil (Foto: Divulgação/Secom Santana de Parnaíba)

Para receber notificações da comunidade de Alphaville e região, inscreva-se em nossos canais no Telegram e WhatsApp

Pensando na crise climática, recentemente, Santana de Parnaíba publicou um decreto que cria um Grupo de Trabalho do Plano Preventivo das Chuvas de Verão. O objetivo é planejar as operações de prevenção e mitigação de ocorrências de eventos críticos decorrentes de chuvas torrenciais, bem como organizar ações de assistência à população eventualmente atingida.

Segundo o documento, o grupo deve iniciar seus trabalhos em outubro de 2024 com término em abril de 2025, podendo ser prorrogado, e terá o envolvimento de diferentes secretarias, como a da Casa Civil, Defesa Civil e Operações Urbanas.

Ainda nessa mesma temática, a prefeitura aprovou uma lei que institui a Política Municipal de Adaptação às Mudanças Climáticas para estabelecer diretrizes e medidas para a mitigação e adaptação às mudanças climáticas.

"O plano deverá conter metas e ações para redução das emissões de gases de efeito estufa, preservação e recuperação de áreas verdes, adaptação aos impactos das mudanças climáticas, e promoção do desenvolvimento sustentável (...) O Plano Municipal de Mudanças Climáticas será elaborado de forma participativa, envolvendo a sociedade civil, instituições de ensino, empresas locais e órgãos governamentais", detalhou o documento.

Eventos extremos
Em uma recente entrevista à FA, Antônio Eduardo Giansante, professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Presbiteriana Mackenzie, explicou que a tendência é de aumento das inundações e deslizamentos em função dos eventos extremos que estão acontecendo com maior frequência.

"Os municípios precisam estar preparados para esses eventos, inclusive modificar a forma como projetam o sistema de abastecimento de água, o lançamento de esgoto, para que estejam mais adaptados a essas mudanças climáticas e efeitos", explicou.
Newsletter
Não perca nenhuma notícia.

Inscreva-se em nossa newsletter gratuita.


Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.folhadealphaville.com.br/