Contratações temporárias para Páscoa somarão mais de 18 mil vagas
Empresas ainda tem oportunidades em aberto para cargos de vendedores e atendentes em lojas de varejo
Faltando pouco menos de um mês para a Páscoa, que neste ano será celebrada no dia 21 de abril, indústrias do ramo do chocolate ampliam o número de funcionários com as contratações de temporários. De acordo com a Associação Brasileira das Indústrias de Chocolates, Amendoim e Balas (Abicab), foram abertas mais de 18 mil vagas neste ano, tanto nas fábricas como em lojas de varejo.
Em todo o país, o número de contratações diminuiu cerca 22%, na comparação com o ano passado, conforme levantou a associação. "Isso se deve porque o consumidor vem apresentando um novo comportamento de compras, já entende a dinâmica da disposição dos ovos de Páscoa no varejo e, com isso, tem grande independência na hora da aquisição. Essa autonomia influencia diretamente na dinâmica das vendas e na contratação de mão de obra", explica Ubiracy Fonseca, presidente da Abicab.
Apesar desse cenário, algumas redes de chocolate mantiveram o número de contratações do ano passado, como por exemplo, a Cacau Show, com fábrica instalada em Itapevi. Com uma estimativa de alta nas vendas de 16% na Páscoa 2019, ante a de 2018, a empresa abriu 7.790 vagas para atender a demanda, sendo 290 para a indústria, que já foram preenchidas e outras 7.500 para as lojas de varejo em todo o país, com cargos ainda abertos.
Para se candidatar, os interessados nos cargos de vendedores e atendentes devem apresentar o currículo nas lojas mais próximas. Nesta temporada, serão produzidas 9,9 mil toneladas de chocolate para os cerca de 40 produtos do portfólio, dos quais 18 são lançamentos. A empresa prevê produzir também mais de 16.5 MM de itens para a data, o que significa um aumento de 11% em relação a 2018.
Outra gigante da indústria de chocolate, a Lacta, abriu cinco mil vagas para o período, sendo que em São Paulo foram cerca de 1.800. Para se candidatar a um dos cargos, os interessados devem se cadastrar no site da agência Randstad (www.randstad.com.br). O prazo para participar do processo seletivo é até o dia 28.
O Grupo CRM, detentor das marcas Kopenhagen e Chocolates Brasil Cacau, prevê um crescimento acima de 10% nas vendas para a Páscoa 2019, em relação à edição 2018. Para atender à alta demanda, a rede abriu 395 vagas temporárias, sendo 300 para a fábrica em Extrema (MG) e 95 para as lojas da rede em todo o país. Interessados devem deixar os currículos com os lojistas.
Carteira assinada
Para a Lacta, aqueles com melhor performance durante o período são considerados para preencher vagas internas da companhia. A Cacau Show informou que a contratação de temporários é feita diretamente pelo próprio franqueado, de acordo com o movimento de cada loja. "Isso vale também para efetivação, que pode ou não ocorrer, de acordo com a necessidade", explicou a empresa.
Segundo a CRM, dos temporários contratados, cerca de 15% do quadro serão efetivados para atender ao plano de expansão Kopenhagen programado para 2019.