Contra pernilongos, residencial 6 adota novo método totalmente ecológico
São usados produtos de origem vegetal, feitos de plantas
Para receber notificações da comunidade de Alphaville e região, inscreva-se em nossos canais no Telegram e WhatsApp
A presença de pernilongos é um problema antigo e alvo de reclamações entre os moradores de Alphaville há anos. Pensando nisso, o residencial 6 foi o primeiro a adotar um novo método, totalmente verde, em Controle de Pragas Urbanas e Arboviroses. Ele consiste na instalação de armadilhas de controle e monitoramento recomendadas pela Organização Mundial de Saúde e o uso de produtos de origem vegetal, feitos exclusivamente de plantas.
Segundo Mara Cristina Macente, que coordena a Comissão de Sustentabilidade do 6, por um longo tempo, foi utilizado o chamado "fumacê", feito à base de inseticidas que matam pernilongos adultos."O método antigo estava em total discordância com a questão ambiental e de saúde. Há alguns meses, a nossa comissão foi chamada pela prefeitura, onde foi apresentado um novo modelo de controle de pernilongos feito pela empresa Zöld Tech. Soubemos que, de 39 representantes de residenciais que foram convidados a conhecer esse produto pela Secretária do Meio Ambiente de Santana de Parnaíba,
O presidente do residencial 6, Paulo Cunha, disse que após a reunião com todos os presidentes dos Residenciais de Alphaville e Tamboré, sediada no Alpha 9, teve contato com essa inovação no combate a pragas, numa apresentação da Secretária Municipal do Meio Ambiente e Planejamento de Santana, Veruska Carvalho.
"Decidimos investir nessa solução bem mais sustentável e eficaz, atendendo uma antiga demanda dos moradores do Alpha 6 para a eliminação do famoso fumacê", ressaltou.
Como funciona
Segundo César Xavier, diretor da empresa Zöld Tech, que realiza o procedimento no residencial, esse tipo de tratamento é indicado para todas as pragas urbanas e arboviroses (mosquitos) e a eficácia é superior ao método com produtos tóxicos tradicionais.
"O fumacê mata o mosquito adulto durante o voo e somente no momento em que a fumaça está em suspensão. Além disso, ele elimina todos os insetos não alvos, como joaninhas, abelhas e borboletas. Nosso método consiste na aplicação de produtos vegetais feitos exclusivamente de plantas, que não oferece riscos à saúde e meio am- biente", apontou.