Contra o aumento dos casos de dengue, cidades usam até drone
Segundo CVE, neste ano, Santana de Parnaíba teve alta de 93,75% nos casos. Em Barueri, foi de 51%
Com chegada das estações do ano mais chuvosas, os moradores precisam se atentar à outra questão preocupante: a dengue. Em 2021, Barueri e Santana de Parnaíba registraram um aumento no número de casos da doença em relação a 2020.
Segundo dados do Centro de Vigilância Epidemiológica (CVE) "Prof. Alexandre Vranjac" coletados pela reportagem, de janeiro a setembro deste ano, 59 ocorrências de dengue foram registradas no município barueriense, ante 39 no mesmo período de 2020. A alta foi de 51,28%. Neste mês, em menos de 20 dias, três casos estão em investigação.
Em Parnaíba, o crescimento foi ainda maior. Foram 62 casos nos primeiros nove meses de 2021, contra 32 no ano passado, aumento de 93,75% no número de casos.
As prefeituras têm inovado nas ações preventivas contra o Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue. É o caso de Parnaíba que, na última semana, iniciou os testes de pulverização de inseticidas por meio de drones.
"Este método permite que os focos sejam alcançados em qualquer terreno e localidade", explicou a gestão nas redes sociais.
Em Barueri
A Prefeitura de Barueri realiza vistorias visitas domiciliares programadas, para bloqueio de criadouros em casos suspeitos notificados e por denúncias.
"Neste ano, terá a reativação da Sala de Situação das Arboviroses, ampliando as atividades articuladas entre as diversas Secretarias da Administração Pública, potencializando as atividades educativas e de mobilização social", disse a gestão.