Companhias aéreas começam a barrar mala grande de mão em aeroportos
A nova fiscalização deve ser feita antes de o passageiro passar pelo raio-x de segurança dos aeroportos. Caso ultrapasse o limite, o passageiro deverá voltar ao check-in para despachar a mala
A fiscalização do tamanho da bagagem de mão será intensificada a partir desta quarta-feira (24) nos aeroportos de São Paulo (Congonhas), Rio de Janeiro (Galeão e Santos Dumont), Porto Alegre (RS) e Goiânia (GO). Essa é a terceira fase de implementação da ação da Abear (Associação Brasileira das Empresas Aéreas) para barrar o embarque de malas de mão acima do tamanho permitido.
Oito aeroportos já contam com a nova ação de fiscalização. Nos terminais de Guarulhos, em São Paulo, e Salvador (BA), a ação foi adiada a pedido das administradoras dos aeroportos e deve começar somente no dia 8 de maio.
De acordo com a Abear, o objetivo é agilizar o fluxo dos clientes nas áreas de embarque, evitando atrasos e trazendo maior conforto para todos os passageiros. As companhias aéreas alegam que, após o início da cobrança pela bagagem despachada, os passageiros passaram a levar malas de mão maiores.
Sem espaço suficiente nos bagageiros, algumas malas precisam ser transferidas para o porão do avião, sem custo ao passageiro. Esse processo acaba gerando atrasos na saída dos aviões.
A nova fiscalização deve ser feita antes de o passageiro passar pelo raio-x de segurança dos aeroportos. Nas duas primeiras semanas de fiscalização, a Abear afirma que a ação será apenas educativa.
A partir do dia 13 de maio, todas as bagagens de mão que ultrapassarem o limite não poderão passar pela área do raio-x. Nesses casos, o passageiro terá de voltar ao check-in para fazer o despacho da mala e pagar as taxas cobradas pelas companhias aéreas.
Saiba o tamanho permitido
As quatro maiores companhias aéreas do país passaram a adotar uma medida padrão para o limite de tamanho das malas de mão. Elas podem ter, no máximo, 55 centímetros de altura, 35 centímetros de largura e 25 centímetros de profundidade.
Essas medidas incluem todas as partes da mala, como as rodinhas, as alças laterais e o puxador. Não é só o "corpo" da mala. Além do tamanho, o peso da mala não pode ser superior a dez quilos.
A fiscalização será feita com uma caixa única para todas as companhias. O passageiro deverá colocar sua bagagem dentro dessa mala. Se ela couber, poderá embarcar normalmente. Se a mala for maior que a caixa, o passageiro terá de voltar ao check-in para fazer o despacho da bagagem.
As companhias também permitem que o passageiro leve mais um item pessoal a bordo, que pode ser uma bolsa pequena, uma pasta de trabalho ou uma mochila para notebook. As medidas máximas, válidas para Avianca, Latam, Gol e Passaredo, são de 45 cm X 35 cm X 20 cm. Na Gol, o máximo para esse item pessoal é de 43 cm X 32 cm X 22 cm.
As companhias aéreas cobram valores idênticos para o despacho de bagagem, com apenas uma pequena variação da Latam:
Gol:
- 1ª mala: R$ 60 com antecedência e R$ 120 no aeroporto
- 2ª mala: R$ 100 com antecedência e R$ 140 no aeroporto
- 3ª a 5ª mala (cada): R$ 130 com antecedência e R$ 220 no aeroporto
Latam:
- 1ª mala: R$ 59 com antecedência e R$ 120 no aeroporto
- 2ª mala: R$ 99 com antecedência e R$ 140 no aeroporto
- A partir da 3ª mala (cada): R$ 139 com antecedência e R$ 220 no aeroporto
Azul:
- 1ª mala: R$ 60 com antecedência e R$ 120 no aeroporto
- 2ª mala: R$ 100 com antecedência e R$ 140 no aeroporto
- 3ª a 5ª mala (cada): R$ 130 com antecedência e R$ 220 no aeroporto
Avianca:
- 1ª mala: R$ 60 com antecedência e R$ 120 no aeroporto
- 2ª mala: R$ 100 com antecedência e R$ 140 no aeroporto
- 3ª a 10ª mala (cada): R$ 130 com antecedência e R$ 220 no aeroporto