Com quarentena, óbitos por acidentes de trânsito caem na região
Segundo o Infosiga, entre os dias 24 e 31 de março, a queda nas fatalidades no estado foi de 31,3% na comparação com o mesmo período de 2019
No Estado de São Paulo, o número de óbitos causados por acidentes de trânsito apresentou queda em março, após o início do isolamento social. Foi o que revelou o Infosiga SP, sistema de dados gerenciado pelo programa Respeito à Vida, recentemente. Barueri seguiu a mesma tendência.
Segundo o sistema, entre os dias 24 e 31 de março, a queda nas fatalidades foi de 31,3% na comparação com o mesmo período de 2019. Foram anotadas 68 mortes este ano contra 99 em 2019. A maior diminuição dos índices foi, principalmente, nas rodovias."Os acidentes de trânsito demandam parcela importante dos atendimentos e leitos hospitalares, além dos bancos de sangue e equipes de emergência. Em meio à crise do coronavírus, a menor quantidade de acidentes resulta no aumento da capacidade de atendimento aos infectados", disse o órgão em nota.
Nas estradas estaduais e federais que cortam o Estado, a redução no número de óbitos foi de 41,7%. Em vias municipais, a queda foi de 26,9%. O Infosiga SP detalhou ainda que foi observada redução dos índices em todos os meios de transportes analisados pelo sistema.
Na região
Em março, Barueri registrou dois óbitos ocasionados por acidentes de trânsito. Ambos envolveram motocicletas. Já em fevereiro foram cinco, a queda foi de 60% de um mês para outro.
Já em Santana de Parnaíba, uma morte foi registrada no município. Neste caso, o acidente envolveu um pedestre. Nos outros meses, a cidade não teve óbitos por ocorrências de trânsito.