Quinta, 21 Novembro 2024

Cidades

Com período de chuvas, população deve acender alerta contra dengue

Aedes Aegypti Cidades

Com período de chuvas, população deve acender alerta contra dengue

 Segundo o CVE, até agosto, Barueri registrou 146 casos da doença e Parnaíba, 70

Em Barueri, agentes municipais realizam visitas de casa em casa durante todo o ano (Foto: Júlio César Almeida/Arquivo Folha de Alphaville)

Para receber notificações da comunidade de Alphaville e região, inscreva-se em nossos canais no Telegram e WhatsApp

O Brasil está em risco de enfrentar uma epidemia de dengue tipo 3 em 2024, de acordo com Kleber Luz, consultor para arboviroses da Organização Pan-Americana de Saúde, em entrevista ao jornal Folha de S. Paulo. Em maio deste ano, um estudo da Fiocruz identificou quatro casos de pessoas infectadas pelo sorotipo 3 no Brasil.

A chegada das estações mais chuvosas, propícias para a proliferação do mosquito transmissor Aedes Aegypti, também pode contribuir para o aumento dos casos de dengue.

Segundo o Climatempo, na Região Sudeste, em outubro, as altas temperaturas podem provocar temporais e chuvas intensas de curta duração em pequenas áreas.

Dados do Centro de Vigilância Epidemiológica (CVE) mostram que até agosto deste ano, Barueri registrou 146 casos de dengue, um aumento de 151,72% em comparação ao mesmo período de 2022, quando foram registrados 58 casos. Em Santana de Parnaíba, também de acordo com o CVE, nos primeiros oito meses de 2023, foram registradas 70 ocorrências, em comparação com 127 casos no mesmo período de 2022, representando uma queda de 49,28%.

Prevenção
Para prevenir contra a doença, em Barueri, agentes municipais realizam visitas de casa em casa durante todo o ano. A população pode acionar o Departamento Técnico em Controle de Zoonoses pelo telefone (11 4198-0424). 

Em Parnaíba, o Setor de Dengue faz visitas às residências. Em casos positivos, é feito bloqueio do quarteirão, e, quando ne- cessário, nebulização.
Newsletter
Não perca nenhuma notícia.

Inscreva-se em nossa newsletter gratuita.


Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.folhadealphaville.com.br/