Com pandemia, há baixa procura por vacinas para outras doenças
Segundo dados do Programa Nacional de Imunização (SIPNI), neste ano, até o dia 1º de abril, o imunizante BCG tinha a menor cobertura vacinal, chegando a 15,78%
Com a pandemia, a procura por vacinas para prevenir outras doenças baixou e, em Barueri, o cenário não é diferente. Segundo dados do Programa Nacional de Imunização (SIPNI), neste ano, até o dia 1º de abril, o imunizante BCG tinha a menor cobertura vacinal, chegando a 15,78%.
Em seguida, vem a Meningocócica C (conjugada 2ª dose) com 27,82% e Poliomielite (3ª dose) com 28,43% . "Além da pandemia da Covid-19, em virtude do próprio sucesso do Programa Nacional de Imunização, problemas de saúde pública do passado como poliomielite e sarampo, passaram não preocupar mais a população, pois deixaram de ser visíveis", apontou a gestão.
Especialista
De acordo com Claudia Anagusko, da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (ASBAI), a queda na imunização aumenta a probabilidade de novos surtos de outras doenças. "A vacinação tem o poder de evitar várias doenças, as complicações decorrentes delas e até mesmo a morte", destacou.