Com entrega para 2023, Barueri inicia obra contra enchentes no Tamboré
Gestão fará um túnel subterrâneo, da Al. Araguaia até a Av. Piracema, para canalização e drenagem da água
Episódios de chuvas fortes são comuns nesta época do ano e aumentam a probabilidade de enchentes em locais como o Tamboré, que já tem um histórico de alagamentos. O último aconteceu em outubro do ano passado e deixou a região debaixo d'água.
Para solucionar o problema antigo, a Prefeitura de Barueri iniciou a construção de um túnel subterrâneo, desde a Al. Araguaia até a Av. Piracema, para a canalização e drenagem de águas da chuva.
Com extensão de cerca de um quilômetro, o túnel terá por volta de 2,8 metros de diâmetro e a água será escoada para o rio Tietê, por meio de uma ligação já existente.
Segundo o secretário de Obras, Roberto Piteri, a previsão é que a obra seja entregue em 2023 e que deverá causar menos transtornos para o trânsito local, pelo seu sistema de construção "não destrutível".
"Trata-se de uma região que tem integração com um grande sistema viário com acesso à rodovia Castello Branco, ligando cidades como Osasco e Carapicuíba, de modo que quando alaga causa enormes transtornos ao trânsito. (...) É uma obra que vai resolver os problemas de enchentes que temos no Tamboré", disse o secretário.
Ações
A gestão barueriense informou que, para evitar enchentes, "a Secretaria de Serviços Municipais realiza ações diárias de limpeza de bueiros, das ruas e recolhimento de cacarecos".
Já a Defesa Civil de Santana de Parnaíba iniciou em novembro os trabalhos de limpeza e desassoreamento dos córregos e bocas de lobo da cidade.