Com construção de túnel, Parnaíba quer tirar cruzamentos de Alphaville
Prefeitura realiza estudos para obra nas Avenidas Marcos Penteado de Ulhôa, Yojiro Takaoka e Universitário
A Prefeitura de Santana de Parnaíba realiza estudo para a construção de um túnel na região de Alphaville, entre as Avenidas Dr. Marcos Penteado de Ulhôa, Yojiro Takaoka e Universitário. A obra tem como objetivo eliminar os cruzamentos entre as vias e, por conseguinte, tornar o trânsito mais fluído no local.
Em contato com a reportagem, o secretário de obras do município, Evandro Barros, informou que uma empresa de engenharia acabou de ser contratada, por meio de licitação, e está fazendo uma análise técnica da região. "Neste momento, eles realizam estudos geológicos, cálculo da bacia e níveis de gravidade. Além disso, farão sondagem para impactos da obra nas residências, durante e após a conclusão", disse.
A princípio, a ideia da gestão é construir um túnel em ambos os sentidos, começando na Avenida Marcos Penteado, atravessando a Avenida Yojiro Takaoka e chegando até a Avenida Universitária. "Nosso objetivo, seguindo o plano de mobilidade urbana, é eliminar os cruzamentos. Com o alargamento já feito na Yojiro Takaoka nós conseguimos tirar dois semáforos. A expectativa é de que com o túnel instalado tiremos mais equipamentos, assim, o tráfego na região terá menos entraves e menos trânsito", explicou Evandro.
A empresa responsável pelo estudo deve apresentar o plano em até 90 dias. Após a conclusão do projeto, uma nova licitação será aberta para a contratação de uma empreiteira para executar a obra, o que deve levar mais três meses. A expectativa da administração municipal é iniciar os trabalhos, pelo menos, até o fim deste ano.
Questionado quantos aos impactos que a construção do túnel geraria na região de Alphaville, durante o processo de execução do projeto, o secretário de Obras de Parnaíba informou que, inevitavelmente, o tráfego poderá ser acentuado momentaneamente. Porém, a gestão tentará elaborar um sistema para "ter o mínimo de impacto no trânsito para os moradores", disse Evandro. A construção deverá durar, aproximadamente, 10 meses.
Passarela Yojiro
Segundo o secretário de Obras, a construção da passarela na Avenida Yojiro Takaoka, próximo à Unip Alphaville, foi atrasada em 60 dias por conta de uma solicitação da Enel. "A companhia pediu um prazo de 120 dias para o aterramento da rede de energia que passa pelo local, que se esgota no mês que vem", explicou.
A construção do equipamento deve ser, então, iniciada em até 60 dias. O objetivo da prefeitura é eliminar uma faixa de pedestre e um semáforo que há no local, o que dará fluidez no trânsito, além de mais segurança aos pedestres, principalmente os estudantes, que transitam diariamente pela via.