Com câmeras da rede de vigilância, AREA localiza ladrões de Alphaville
Ocorrências de roubos estão sob controle na região, afirmam forças de segurança
A Associação Residencial e Empresarial Alphaville (AREA) localizou, na quarta-feira (13), o indivíduo que assaltou, a mão armada, um morador na banca do Alphaville Tênis Clube (ATC), próximo ao residencial 1, na última semana. A vítima teve um relógio e carteira roubados. Imagens da ocorrência circularam pelas redes sociais e deixaram os moradores da região assustados. Forças de segurança que atuam nos bairros afirmam que a situação está sob controle.
De acordo com Leonardo Rodrigues Cunha, gerente da AREA, o assaltante já tinha passado pelo espaço controlado pela associação. "Por meio da central de videomonitoramento, pegamos a placa da moto dele nos registros e começamos a monitorar. Vimos que na quarta-feira (13), o homem estava na Alameda Madeira. Emitimos o alarme para a Polícia Civil, Rocam e a Guarda Municipal e o cercamos. Ele foi detido com mais um comparsa", explicou.
Os suspeitos foram encaminhados para o 2º Distrito Policial de Alphaville, onde foi registrado o Boletim de Ocorrência. Em contato com a reportagem, o delegado Ednelson de Jesus Martins, ressaltou que o assalto da semana passada se trata de uma ocorrência pontual. "A população não deve temer, as situações de furtos e roubos não tiveram aumento em Alphaville/Tamboré", ressaltou
De acordo com o tenente Inocêncio, da 5º Companhia do 20º Batalhão de Polícia Militar, os casos de assalto estão dentro da normalidade na região. "Fazemos constantemente o patrulhamento com motos que são mais ágeis. Nossos índices internos apontam diminuição nas ocorrências no último mês", disse.
Estatísticas
A reportagem levantou, com base nos dados da SSP, que nas cidades de Barueri e Santana de Parnaíba, como um todo, as estatísticas de roubos apresentaram uma melhora na comparação entre janeiro de 2018 e 2019. Em Barueri, as ocorrências diminuíram 30% entre os dois períodos, passando de 95 roubos para 66. Já em Santana de Parnaíba, a redução foi de 18 %, diminuindo de 11 para 6 casos.
A Prefeitura de Barueri informou que a Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana mantém de "forma ininterrupta" o patrulhamento por toda a cidade. "As operações (blitze) também ocorrem por todo o município, inclusive em Alphaville, mas sem uma periodização regular, justamente para aproveitar o fator surpresa", informou o órgão em nota.