Com aumento de ocorrências, bairro contará com programa Vizinhança Solidária
Iniciativa abrangerá ruas, comércios e até condomínios verticais de Alphaville e Tamboré em Parnaíba
Na tentativa de melhorar a segurança no bairro, o Núcleo de Ação Local (NAL) de Alphaville & Tamboré informou que o bairro participará do programa Vizinhança Solidária, da Polícia Militar, que auxilia na redução da criminalidade por meio de parcerias comunitárias.
Ainda sem data para entrar em vigor, o projeto abrangerá os bairros de Alphaville e Tamboré emSantana de Parnaíba e proporcionará um canal direto com a polícia.
Segundo Wagner Franciosi Junior do NAL, até o dia 20, candidatos a voluntários tutores poderão se inscrever pelo e-mail (NALalphamaissegura@gmail.com) e será organizada uma reunião com a PM para análises e sequência nos trâmites legais.
"Ele cria uma linha direta entre população, tutores e a Polícia Militar. Por grupos no WhatsApp, Telegram, com coordenação da polícia, o morador ou comerciante que notar algo errado com a rotina de um vizinho ou movimentação estranha, alerta o grupo. E, se necessário, a polícia é acionada", disse.
Dados SSP
Segundo dados da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP), em janeiro, as cidades anotaram aumento em alguns crimes em janeiro comparado ao mesmo período de 2021.Em Barueri, foram 15 roubos de veículos, ante quatro no mesmo período de 2021, alta de 275%. O índice de furto/outros passou de 161 para 187 este ano.
Já em Parnaíba, o crescimento ocorreu em caso de roubo de veículos, passando de um para dois em janeiro deste ano, alta de 100%. Já no 1º mês deste ano, foram quatro furtos de veículos, contra dois em 2021.