Com aquisição do Da Vinci X, Hospital São Luiz Alphaville fortalece oferta de cirurgia robótica
Hospital afirma que equipamento de alta precisão com operação remota é o primeiro da região
Para receber notificações da comunidade de Alphaville e região, inscreva-se em nossos canais no Telegram e WhatsApp
O Hospital São Luiz Alphaville ampliou o acesso a procedimentos minimamente invasivos na Região Metropolitana de São Paulo e agora conta com o robô cirúrgico Da Vinci X. Trata-se de um equipamento de alta precisão, operado remotamente pelo cirurgião a partir de um console equipado com câmera 3D de alta definição, que controla os braços robóticos com extrema exatidão.
A primeira cirurgia realizada com o novo equipamento foi uma segmentectomia pulmonar, técnica indicada para a remoção de parte do pulmão, geralmente utilizada no tratamento de cânceres iniciais ou doenças pulmonares localizadas. O procedimento foi realizado na segunda-feira (7).
Entre as principais vantagens do sistema estão a eliminação de tremores durante a operação e o aumento da segurança da intervenção. Além disso, todos os profissionais envolvidos precisam passar por certificação específica para operar a tecnologia. A expectativa é realizar cerca de 40 procedimentos robóticos por mês em diversas especialidades, como ginecologia, urologia, cirurgia geral, oncológica, cardíaca e vascular.
"Com esse robô, podem ser realizadas cirurgias em diferentes regiões do corpo, como pescoço, tórax e abdômen, tanto em adultos quanto em crianças. Ele será utilizado em procedimentos muito delicados, seja por envolver estruturas muito pequenas ou por se tratar de áreas de difícil acesso. O tempo de recuperação também tende a ser menor, já que os cortes e lesões são muito reduzidos, tornando a cirurgia menos agressiva para o paciente", explicou Marcelo Teixeira, gerente-médico do Hospital São Luiz Alphaville.
Ele destacou ainda que a região nunca teve à disposição uma tecnologia tão inovadora. "O objetivo é tornar o São Luiz Alphaville um centro de referência, atraindo pacientes de Barueri, Santana de Parnaíba, Sorocaba, Jundiaí e demais cidades vizinhas", afirmou.
Investimento
Em Alphaville, o robô está instalado em uma sala cirúrgica de 61,4 m², equipada com infraestrutura específica para o manuseio da tecnologia.
"Com a chegada da cirurgia robótica, damos mais um passo para elevar o padrão de excelência do hospital, oferecendo o que há de mais avançado no cuidado com nossos pacientes", enfatizou Tarcísio Albit, diretor-geral do São Luiz Alphaville.