Coleta de esgoto aumenta no País; nas cidades da região ainda não atingiu 100%
Segundo a Sabesp, o prazo para universalizar o serviço depende de planos de investimentos com municípios
Em 2018, o Brasil registrou um aumento de 3,4% na cobertura das redes de água potável em áreas urbanas. Este é apenas um dos dados do Diagnóstico do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS 2018), divulgado terça-feira (10), pelo Ministério do Desenvolvimento Regional. Segundo o levantamento, em Barueri e Santana de Parnaíba, 100% da população de ambas as cidades já contam com abastecimento de água.
O documento mostra a situação de cobertura do setor no país em três grupos: água e esgoto, manejo de resíduos sólidos urbanos e drenagem e manejo de águas pluviais urbanas.O número de redes de esgotamento sanitário também teve aumento no Brasil: 4,1%, alcançando 325,6 mil quilômetros. Na prática, isto quer dizer que mais 2 milhões de pessoas passaram a ser atendidas. Porém, apesar deste crescimento, apenas 46,3% do volume gerado foi tratado.
Nesse quesito, no município de Barueri, o número de pessoas atendidas com esgotamento chegou a 243.361 mil em 2018, contra 266.351 em 2017. Já em Parnaíba, 60.115 mil moradores da cidade passaram a ser beneficiados. No ano anterior eram 56.055.
A porcentagem da população atendida com a coleta de esgoto em suas residências ainda não foi universalizada. Segundo o diagnóstico, em Barueri, 89,70% contam com o serviço. Em Parnaíba este número cai para 44,03%.
De acordo a Sabesp, responsável pela coleta e abastecimento de água na região, a universalização está no escopo da empresa em acordo com os municípios. "No caso de Barueri, as metas já estão estabelecidas no Contrato de Programa assinado junto à Prefeitura, e estão em fase de revisão. No caso de Santana de Parnaíba, a renovação do contrato, no qual serão inseridas as metas universalização, está em fase de negociação".
Investimentos
A Sabesp realiza obras do Sistema Gênesis, que ampliará o abastecimento de água nas duas cidades. Segundo a empresa, o prazo para a finalização é março de 2020.