Cidades não têm alerta para surtos de casos de dengue
Os casos de dengue confirmados mais que dobraram em todo o Estado de São Paulo nas últimas duas semanas, na comparação com todo o mês de janeiro. De acordo com o boletim divulgado na sexta-feira (15), pela Secretaria do Estadual de Saúde, foram confirmados 12.834 casos autóctones em pessoas que se contaminaram no próprio Estado. No dia 31 de janeiro, o número era de 4.595.
Na contramão das cidades paulistas, Barueri e Santana de Parnaíba não apresentam inclinações para uma possível epidemia da doença. Segundo dados coletados pela reportagem junto ao Centro de Vigilância Epidemiológica do Estado de São Paulo (CVE), os municípios têm apenas dois casos confirmados, sendo um em cada cidade.
Em relação as notificações, Barueri somou 18 entre os meses de janeiro e até a segunda semana de fevereiro. Na comparação com o mesmo período do ano passado, houve uma diminuição de cerca de 61%, quando a cidade somou 47 notificações. Na época, houve a confirmação de duas pessoas infectadas.
Já em Santana de Parnaíba, no mesmo período deste ano, o município teve 6 notificações da doença. Na comparação com o ano passado, houve uma diminuição de 76%, quando a cidade teve 24 notificações entre os meses de janeiro e fevereiro de 2018. Na época, também houve a confirmação de duas com a doença.
Apesar de não haver um alarde, ambos os municípios realizam uma força-tarefa para combater os focos do mosquito transmissor. Em Barueri, o departamento responsável pela ação é a Coordenadoria de Vigilância em Saúde. Já em Santana de Parnaíba, o órgão responsável é o Setor de Dengue da Saúde.
Ação
Nas duas cidades, agentes de saúde estão fazendo visitas constantes em residências a fim de oferecer orientações sobre cuidados e verificar se o local não é fonte de criadouro dos vírus. Informações ou denúncias sobre focos podem ser feitas na Vigilância de Barueri (4199-1333) e no Disk Dengue de Parnaíba (4154-6853).