Sexta, 19 Abril 2024

Cidades

Cidades da região se destacam com políticas públicas para idosos

Cidades

Cidades da região se destacam com políticas públicas para idosos

Barueri conta com o Parque da Maturidade e Santana de  Parnaíba o Centro de Convivência do Idoso 

Segundo IBGE, entre 2012 e 2018, o número de pessoas idosas aumentou 26% (Foto: Andrea Felizolla/Folha de Alphaville)
Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostraram que, entre 2012 e 2018, o número de pessoas idosas, ou seja, com mais de 60 anos, aumentou 26%. Com o envelhecimento da população, um assunto entrou na pauta do Governo Bolsonaro: a regulamentação da adoção de idosos que estejam em situação de vulnerabilidade e abandono. 

A proposta foi feita pelo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MFFDH) e a pauta seguirá para o Congresso. Apesar de ainda incerto, Barueri e Santana de Parnaíba contam com políticas públicas voltadas à melhor idade. 

O município barueriense conta com um serviço de acolhimento para idosos, gerido pelo Grupo Vida Brasil, ONG que já foi considerada uma das 100 melhores do país. "É o antigo Asilo Municipal. Lá eles ofertam diferentes programas, entre eles, o Vincular, que leva cuidadores para atender idosos em domicílio", explicou.

Outro destaque da cidade é o Parque da Maturidade (4706-3820) , um complexo de mais de 5 mil metros quadrados com diversas atividades culturais, esportivas, de saúde, inclusão digital, entre outras. "Diariamente 700 idosos almoçam gratuitamente. E são realizados de 2 a 3 mil atendimentos mensais nas diversas atividades propostas", destacou a gestão.

Parnaíba
Santana de Parnaíba conta com o Centro de Convivência do Idoso (4154-4687), que oferece uma gama de atividades para a melhor idade, como natação, alfabetização, jogos e cursos. Em média, 350 pessoas nesta faixa etária são atendidas. 

Além disso, a prefeitura trabalha para adquirir o Selo Amigo do Idoso do Governo do Estado, que reconhece os municípios que criam ações voltadas ao bem-estar desse público. 

Newsletter
Não perca nenhuma notícia.

Inscreva-se em nossa newsletter gratuita.


Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.folhadealphaville.com.br/