Brasileiro é o que mais estende viagem a trabalho pelo turismo
Segundo pesquisa, 97% dos viajantes fazem uma atividade relacionada ao turismo
Há 18 anos morando em Alphaville, Paulo Leal é CEO da Zoomin.TV e tem que viajar ao menos quatro vezes por ano para a Europa, onde está a sede da empresa que atua na produção de vídeos na internet. Entre os compromissos que cumpre em Amsterdã, na Holanda, em Barcelona e em Cannes, Leal consegue em parte do tempo conhecer o que as cidades oferecem aos turistas.
"Todas essas viagens são a trabalho, mas também aproveito para conhecer bons lugares", conta o empresário. "Eu normalmente faço passeios aos fins de semana. O holandês também é bastante ligado com horário de trabalho, começa às 9h e termina às 17h30, então a gente passa a ter das 6 da tarde um tempo livre, para conhecer e passear, Amsterdã é bastante dinâmica, tem várias atividades para se fazer", ressalta.
A situação de Leal é mais do que comum entre os brasileiros que viajam para o exterior por conta do trabalho. De acordo com uma pesquisa desenvolvida pela Amadeus, empresa do setor de viagens, o brasileiro é entre os latinos aquele que mais tenta aproveitar o tempo livre em viagens de trabalho. Foram ouvidos passageiros do Brasil, Argentina, México e Colômbia.
Segundo o levantamento, 97% dos viajantes brasileiros aproveitam a viagem a trabalho para fazer ao menos uma ação turística, entre elas compras, viajar para outros lugares ou visitar um ponto turístico. Esse total cai para 87% na Colômbia, 85% no México e 79% entre os argentinos. "A pesquisa veio a confirmar algo que o mercado de viagens já vem identificando informalmente há algum tempo. É do perfil do brasileiro aproveitar as oportunidades para curtir além das obrigações laborais", avalia o diretor comercial da Amadeus no Brasil, Paulo Rezende.
Além disso, o resultado aponta para uma melhora na relação corporativa com os funcionários que fazem viagens. "Isso reflete uma maior abertura nas políticas corporativas e também se configura em oportunidade para agências e fornecedores", completa. Ainda segundo a pesquisa, 48% dos entrevistados buscam informações e reservas turísticas na própria agência que foi contratada pela empresa.
Transporte facilita atividades turísticas
Paulo Leal viaja para Amsterdã, sede da Zoomin.TV, duas vezes por ano. A cidade também é conhecida também pela facilidade na locomoção e pelo incentivo ao uso da bicicleta como meio de transporte.
Ele indica como uma boa opção fazer passeios ciclísticos, mas alerta para evitar em dias de semana. "Não aconselho durante os dias de semana, porque a bicicleta em Amsterdã é um meio de locomoção, durante a semana eles andam com pressa. É melhor aos domingos, a cidade fica mais tranquila".
Ele cita o fato da cidade ter o maior número de museus na Europa e a possibilidade de se deslocar de trem para conhecer regiões como Roterdã. A facilidade do transporte também é destaque em Barcelona. "É um polo cultural muito ativo, vale a pena fazer o roteiro Gaudi, que foi um grande arquiteto de Barcelona, tem o parque Guell, com uma vista belíssima de toda a cidade", comenta. Além disso, Leal cita o futebol e o bairro Barceloneta, com bares.
A outra viagem a trabalho que Leal faz é em Cannes, na Riviera Francesa, onde realiza uma das principais premiações de publicidade do mundo. "Além de ser uma ótima celebração para quem trabalha com comunicação, publicidade e digital, a região é uma fonte de conhecimento".
Ele comentou a chance de fazer passeios de bicicleta pelas praias da região até Mônaco e vilarejos históricos.