Em busca da fluidez no trânsito
Administração preparou pacote de obras e medidas para melhorar o tráfego na cidade
A gestão de Barueri prometeu entregar algumas obras para desafogar o trânsito ainda neste ano. Entre elas, o viaduto sobre a Alameda Araguaia, que vai ligar a rodovia Castello Branco, para quem entra no Tamboré e Alphaville e segue para Santana de Parnaíba e o viaduto do Parque Imperial, com ampliação da Avenida João Rodrigues Nunes e da Rua Chico Mendes.
O alargamento da Avenida Paiol Velho, trecho que se estende da divisa com Santana de Parnaíba até a Avenida Mackenzie, que estava na lista, já foi liberado para o tráfego recentemente. A Prefeitura informou que adotará medidas emergenciais neste semestre.
Segundo a Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana, além das ações operacionais realizadas diariamente, onde ocorre o acúmulo de veículos ou travessia de pedestres e alunos, haverá novidades.
Entre elas, a readequação geométrica da rotatória da Avenida Dib Sauaia Neto x Alameda Xingu, com a criação de uma faixa aditiva na via. Além disso, um "corredor de ônibus" na extensão da Alameda Araguaia será implantado das 17h às 20h.
A administração também pretende instalar uma Ciclovia, diferente da ciclofaixa que existe hoje, na Via Parque e diminuir os canteiros centrais da Alameda Araguaia e Avenida Piracema, para aumentar a fluidez do tráfego.
Além de pontos considerados de trânsito caótico, como a Avenida Paiol Velho, próximo ao Mackenzie, Avenida Andrômeda, Rotatória da Alameda Xingu e Avenida Piracema x Avenida Marcos Penteado de Ulhôa Rodrigues a secretária da pasta, Regina Mesquita, diz que pretende intensificar a atuação da engenharia de trânsito. "Temos semáforos inteligentes em alguns pontos e vamos ampliá-los na região Alphaville/Tamboré", comentou.