Barueri se antecipa ao Estado e inicia vacinação contra Covid-19 de idosos acima de 90 anos
Gestão quer imunizar até a próxima semana cerca de 1.710 pessoas que integram público-alvo
Maria Joaquina Fernandes, de 96 anos, foi vacinada no Centro de Eventos com a Coronavac, imunizante desenvolvido pelo Instituto Butantan, em parceria com o laboratório chinês Sinovac. O governo do estado de São Paulo iniciará a vacinação desse público apenas na segunda-feira (8).
Benedita Fernandes Viteli, filha da idosa, disse que a emoção foi grande. "É uma coisa muito boa, faz um ano que ela não sai para nada, isso piorou muito o emocional dela, que tem comorbidade, minha mãe ficou sem estímulo. Não tivemos Natal, Ano Novo, correndo o risco de não ter Páscoa, é uma situação muito triste. Não tem preço vê-la protegida com a vacina", disse.
Segundo a gestão, até a próxima semana, devem ser imunizados as cerca de 1.710 pessoas que integram esse público-alvo no município. Já no dia 15, a população de 85 a 89 anos de Barueri deve começar a receber as doses.
De acordo com a prefeitura, com o novo lote que chegou ao município na quarta-feira (3), e totalizou quase 10 mil doses, possibilitará que todos os profissionais da saúde que estão na linha de frente de combate à doença também sejam vacinados.
Vacinômetro
Até hoje (4), Barueri tinha vacinado 6.064 pessoas, segundo Vacinômetro, (vacinaja.sp.gov.br/vacinometro), ferramenta digital do governo de SP que divulga o número de vacinas aplicadas contra o novo coronavírus nos municípios do Estado.
Agendamento
É possível fazer o agendamento para a vacinação no APP Saúde Barueri, pelo call center (11 - 4349-0600), pelo e-mail (agendavacinacovid@barueri.sp.gov.br) ou pessoalmente na Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima da residência. e Os canais permitirão acesso apenas às pessoas da faixa etária preconizada no momento.
Segundo a prefeitura, o agendamento permanecerá aberto até que haja vacinas disponíveis. "A reposição tem ocorrido semanalmente e a Prefeitura espera que o quantitativo de doses enviadas aumente com o início da produção no Brasil".
A gestão afirmou ainda que não serão vacinadas pessoas sem agendamento prévio .