Barueri registra casos de aplicação de três doses da vacina contra a Covid-19
Segundo a gestão, três ocorrências desse tipo foram identificadas no munícipio
A Secretaria da Justiça e Cidadania divulgou na última semana que o estado de São Paulo investiga 180 casos de pessoas que teriam descumprido as regras de vacinação contra a Covid-19. As denúncias estão relacionadas aos fura-fila e aos que tomaram mais de duas doses do imunizante. Segundo informações, 166 ocorrências seriam de pessoas que furaram a fila e 14 de revacinação.
Em Barueri, segundo a prefeitura, três casos de pessoas que tomaram três doses da vacina contra a Covid-19 foram identificados na cidade até o momento. O município não registra casos de fura-fila. "Dessas ocorrências de revacinação, dois são profissionais médicos, estes casos foram encaminhados par a o Cremesp, e um profissional de saúde não médico, em que foi levada ao setor jurídico do hospital que presta serviços", afirmou.
Para identificar casos deste tipo, a gestão explicou que todos os locais de vacinação de Barueri contam com dois sistemas de informação em saúde: municipal Siss on-line e o estadual Vacivida.
"No sistema municipal são registradas todas as doses aplicadas na cidade, sendo possível verificar se a pessoa que compareceu ao local já foi imunizada em outra unidade de Barueri. O mesmo ocorre no sistema estadual. Além disso, é possível investigar na Coordenadoria de Vigilância em Saúde o sistema federal SI PNI Campanha se a pessoa foi imunizada em alguma unidade de vacinação do Brasil", garantiu.
Até o fechamento desta edição, a assessoria de comunicação da Prefeitura de Santana de Parnaíba não respondeu sobre o assunto.
Fim da fila
Já um levantamento feito pela TV Globo nesta quarta- -feira (4) mostrou que, em Santana de Parnaíba, 32 pessoas se recusaram a tomar o imunizante disponível no momento da vacinação por conta do fabricante. Com isso, esses moradores foram para o fim da fila e serão vacinados somente após toda população receber as duas doses.
Assim como em outras cidades do estado, em julho, Parnaíba publicou um decreto que autoriza a Secretaria de Saúde a assinar um termo de responsabilidade quando o munícipe se negar a tomar a vacina de determinada marca e direcioná-lo para o final do cronograma de vacinação.
Barueri não conta com nenhum decreto para punir os chamados "sommeliers da vacina". Mas para evitar essas situações, a gestão informou recentemente que realiza ações de conscientização na esperança de não precisar impor medidas punitivas.