Barueri registra aumento nos casos de meningite no primeiro semestre deste ano
Segundo a gestão, foram 42 ocorrências, ante 17 no mesmo período de 2022
Para receber notificações da comunidade de Alphaville e região, inscreva-se em nossos canais no Telegram e WhatsApp
No primeiro semestre deste ano, Barueri registrou um aumento nos casos de meningite em relação ao mesmo período de 2022. Segundo a prefeitura, foram registradas 42 ocorrências entre os dias 1º de janeiro e 30 de junho de 2023, ante 17 no ano passado.
A prefeitura afirmou em nota que nos últimos anos houve uma redução na adesão à imunização de diversas doenças, incluindo a meningite. Esse declínio na cobertura vacinal contribuiu para o aumento do número de casos de um ano para o outro.
Diante desta alta de casos, a gestão, por meio da Secretaria de Saúde, reforça a importância da população em manter o calendário de vacinação contra a meningite em dia.
O Calendário Nacional de Vacinação disponibiliza cinco vacinas contra a meningite no Sistema Único de Saúde (SUS): vacina BCG, Pentavalente, Pneumocócica 10-valente (conjugada), Meningocócica C (conjugada) e Meningocócica ACWY (conjugada).
A Meningocócica ACWY (conjugada) é oferecida como reforço ou dose única, dependendo da situação vacinal de cada indivíduo, para crianças de 11 e 12 anos. Além disso, será aplicada em adolescentes de 13 e 14 anos até o dia 31 de dezembro de 2023. Em Barueri, a vacina está disponível nas Unidades Básicas de Saúde (UBS).