Barueri prepara ações para campanha Outubro Rosa
Cidade visa aumentar o número de mamografias e promoverá diferentes atividades pela internet
No próximo mês, acontece a campanha Outubro Rosa, que visa alertar sobre a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama e de colo do útero. Para marcar a data, Barueri realizará ações, que terão formato diferente este ano por conta da pandemia.
A Secretaria da Mulher utilizará o WhatsApp e Telegram para enviar frases de autoestima e autocuidado e as principais leis voltadas às pessoas com câncer. Será criada a revista semanal Conexão Rosa com depoimentos, dicas de saúde e vídeos informativos sobre saúde e alimentação.
Haverá ainda 11 encontros via Zoom com temas, como antes e depois do câncer de mama, empoderamento feminino e a importância da atividade física.Além disso, segundo a Secretaria de Saúde de Barueri, em outubro, a ideia é aumentar o número de mamografias para 2.600, sendo que, em média, são 1.800 por mês. "A mamografia é o principal elemento para a prevenção, devendo ser obedecidas à faixa etária e a periodicidade, independente de sentir sintomas, para que tenha um diagnóstico da doença em estado inicial", apontou Claudinei Alves Rodrigues, Coordenador de Atenção Básica.