Barueri poderá passar prazo do estado para vacinar a população
Com ritmo atual, cidade não imunizaria pessoas acima de 18 anos até setembro
Na última semana, o Governo de São Paulo anunciou que toda a população adulta, acima de 18 anos, do estado deverá estar vacinada contra a Covid-19, pelo menos com a 1ª dose, até o dia 15 de setembro. Essa antecipação em 33 dias no cronograma do estado se baseou nas estimativas de entregas do Ministério da Saúde.
Uma projeção feita pela reportagem da Folha de Alphaville revelou que, em Barueri, a imunização da população na faixa etária citada pode passar em 25 dias do prazo estipulado pela gestão estadual.
De acordo com dados da prefeitura e da Fundação Seade, estima-se que o município barueriense tem 195.439 habitantes acima de 18 anos. Até quinta-feira (17), segundo o Vacinômetro municipal, 85.880 pessoas já tinham iniciado o ciclo de vacinação, ou seja, recebido a 1ª dose.
Baseado nisso, faltariam 109.559 pessoas para receber a 1ª dose da vacina. Em maio, a cidade aplicou uma média de 954 doses por dia. Se este mesmo ritmo for mantido, em cerca de 115 dias toda a população descrita poderá ter iniciado o ciclo de vacinação. O prazo do governo seria de 90 dias, contados a partir de quinta-feira (17).
Esse cenário pode mudar visto que, neste mês, novas faixas etárias já começaram a se imunizar na cidade e com um maior envio de doses pelo Ministério da Saúde. No total, 28.486 pessoas já completaram o ciclo de imunização no município, com a 1ª e 2ª dose.
Até o fechamento dessa edição, a Prefeitura de Santana de Parnaíba não retornou.
Vacinação nas cidades
Barueri está vacinando pessoas acima de 50 anos contra a Covid-19. É preciso fazer um agendamento pelo APP Saúde Barueri, pelo call center (11 4349- 0600), nas UBSs e pelo Portal da Saúde (saudeportalcidadao. barueri.sp.gov.br).
Em Santana de Parnaíba, os adultos com mais de 50 começam a ser vacinados neste sábado (19). Um pré-agendamento deve ser feito no site (santanadeparnaiba.sp.gov.br).