Barueri pode vacinar toda a população contra a Covid-19 em seis meses
Projeção foi feita com o número de habitantes a partir de 20 anos considerando a média de vacinação na cidade em abril. Resultado depende do envio de doses pelo Ministério da Saúde
Em uma coletiva de imprensa da Organização Mundial da Saúde no último mês, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, afirmou que "é possível garantir" que toda a população brasileira vai ser vacinada contra a Covid-19 até o fim de 2021. Mas a escassez de vacinas somada à dificuldade para conseguir insumos, aumenta a preocupação sobre o ritmo de vacinação.
Uma projeção feita pela Folha de Alphaville, baseada em dados da prefeitura e do Governo de São Paulo, mostrou que, em Barueri, em seis meses, toda a população a partir de 20 anos terá iniciado ou completado o ciclo de imunização contra a Covid-19, ou seja, terão recebido a 1ª e/ ou 2ª dose.
Apesar do Brasil preconizar a vacinação a partir de 18 anos, a reportagem considerou a população acima de 20 anos por serem os dados disponibilizados pela Fundação Seade, fonte adotada.
Com base na informação acima, o município barueriense conta com 185.520 habitantes aptos a se vacinar. Até quarta-feira (19), 26.100 pessoas estavam totalmente imunizadas com a 2ª dose, segundo o Vacinômetro do governo de SP. Com isso, atualmente,159.420 pessoas aguardam para receber a vacina (1ª e/ou 2ª dose).
Em abril, segundo a prefeitura, a cidade imunizou uma média de 896 pessoas por dia. No mês, esse número chegou a cerca de 26.880 vacinados. Se manter esse ritmo, o que depende do envio de doses pelo Ministério da Saúde, até novembro, a população descrita poderá ter recebido entre a 1ª e 2ª dose.
Até o fechamento da edição, a Prefeitura de Santana de Parnaíba não retornou.
Etapas da vacinação
Na quarta-feira (19), o governo de São Paulo anunciou a vacinação contra a Covid-19 para pessoas de 55 a 59 anos entre 1º e 21 de julho e para profissionais da educação de 18 a 46 anos de 21 a 31 de julho.
A data exata de início ainda não foi definida porque depende da disponibilidade de vacinas do Ministério da Saúde.