Barueri pode retirar exigência de uso de máscara em ambientes abertos
Medida foi anunciada pelo governo de SP nesta quarta (24) e deve começar a valer no estado em 11 de dezembro. Barueri aguarda mais orientações sobre o assunto
A partir do dia 11 de dezembro, não será mais obrigatório o uso de máscaras em ambientes abertos em todo o estado. Foi o que anunciou o governo de SP nesta quarta-feira (24). O uso do equipamento deve ser mantido em áreas internas, no transporte público e dentro das estações e terminais de ônibus.
Segundo a gestão estadual, a medida está amparada em dados positivos de avanço da vacinação e do cenário epidemiológico.
À reportagem, a Prefeitura de Barueri informou que a gestão costuma seguir as recomendações do estado. "Barueri costuma seguir as recomendações do Estado. Estamos aguardando mais orientações sobre isso. De qualquer forma, o bom senso da população continua sendo fundamental para mantermos o controle da pandemia", apontou.
Até o fechamento desta edição, Santana de Parnaíba não retornou sobre o assunto.
Especialistas
O anúncio da retirada da exigência de máscaras no estado vem em meio a uma declaração feita nesta terça-feira (23) por uma diretora da Organização Mundial da Saúde (OMS) de que o mundo está entrando em uma 4ª onda de casos de Covid-19.
Para o infectologista Fábio Junqueira, o momento atual da pandemia em São Paulo permite que essa medida seja tomada, mas alerta que o uso de máscaras em ambientes fechados é essencial.
"Em locais fechados, precisamos ter bastante atenção e continuar usando máscara, mesmo com os casos diminuindo, e se vacinar. Nos ambientes abertos, acredito que seja possível essa liberação, óbvio que, evitando aglomerações", destacou