Barueri inicia limpeza da lagoa do Parque Ecológico do Tietê em Alphaville
Local ficou cerca de dois anos tomado por vegetações, como aguapés e capim d´água
A Secretaria de Recursos Naturais e Meio Ambiente (Sema) de Barueri iniciou a limpeza da lagoa do Parque Ecológico de Barueri, em Alphaville. O local, que tem 170 mil metros quadrados, ficou cerca de dois anos tomado por vegetações, como aguapés e capim d´água, e o serviço deve ser concluído em dois meses.
"Como a retirada da vegetação mexe com a lama existente no fundo, deverá demorar mais uns cinco meses para que haja uma filtragem natural e a água volte a ficar limpa", explicou Ademir do Nascimento, coordenador de Parques da Secretaria.
Ainda segundo o coordenador, com a falta de chuvas nos últimos anos, o enraizamento da vegetação foi mais intenso e, depois da limpeza da lagoa, a vegetação segue para o processo de compostagem e será transformada em fertilizante.
Melhorias
Além da limpeza da lagoa, a Prefeitura de Barueri realizará a construção de uma pista de caminhada e de uma ciclovia, com cerca de dois quilômetros de extensão, no Parque Ecológico. Também está previsto o plantio de gramas nas áreas mais planas e a implementação de espaços para atividades esportivas, como o "golfe aquático".