Barueri ganhará novo “Parque da Juventude”
Espaço ficará em parte do núcleo oeste do Parque Ecológico
O prefeito de Barueri, Rubens Furlan, sancionou na última semana um projeto de lei, de sua própria autoria, já aprovado na Câmara Municipal, que dispõe sobre a criação de um Parque da Juventude no município. O espaço ficará dentro da Área de Preservação Ambiental- APA da Várzea do Rio Tietê, em parte da área "3" do Núcleo Oeste do Parque Ecológico do Tietê.
Segundo o texto, o local terá uma área aproximada de 173.253,0575 metros quadrados, que contará com estruturas de lazer, recreação e estudo ambiental. "O espaço tem como principal objetivo a proteção dos ecossistemas naturais e a biodiversidade, ao mesmo tempo que visa promover a educação ambiental, sem alteração nos recursos naturais existentes", afirma o prefeito, por meio do decreto.
Profissionais especializados serão designados para acompanhar os visitantes, abordando temas referentes à legislação e espécies ambientais. O intuito é também estimular a formação da consciência ecológica da população e a realização de pesquisas científicas, quando compatível com as espécies e estrutura do parque.
A administração do Parque da Juventude ficará a cargo da Secretaria de Recursos Naturais e Meio Ambiente. A pasta será responsável pela formulação do plano de manejo e estabelecimento de normas de conduta e visitação pública.
Espaços
Atualmente, Barueri conta com três parques, o Municipal Dom José (R. Ânela Mirella, 500- Vila Porto), o Ecológico (Av. Dr. Dib Sauaia Neto, 1600- Alphaville) e o Parque da Maturidade (R. Indianápolis, 123 - Parque Santa Luzia).