Domingo, 24 Novembro 2024

Cidades

Barueri estudará flexibilização do uso de máscara

Pandemia Cidades

Barueri estudará flexibilização do uso de máscara

Governo de SP já discute a liberação do equipamento

Segundo Fábio Junqueira, mesmo com uma flexibilização, é preciso que cada um siga com cuidados para se prevenir contra a Covid-19, como priorizar ambientes abertos (Foto: Benjamim Sepulvida/Secom Barueri)

Nos próximos dias, o Governo de São Paulo pode anunciar a flexibilização do uso de máscaras em todo o estado. No fim de fevereiro, o coordenador do Comitê Científico Paulo Menezes informou que a liberação para toda a população já estava sendo estudada, mas segundo informações, a gestão estadual deve aguardar os efeitos do feriado de Carnaval nos casos, internações e óbitos pela Covid-19. A obrigatoriedade do uso desses equipamentos segue até o dia 31 de março.

À reportagem, a Prefeitura de Barueri informou que segue as recomendações da Secretaria Estadual de Saúde, mas que estudará a flexibilização do uso de máscaras com seus especialistas. 

"Se essa decisão for tomada por parte do Governo de São Paulo, o município estudará tais medidas com seus especialistas. Os especialistas da Secretaria de Saúde sempre recomendam o uso de máscara, assim como a higienização constante das mãos, evitar aglomerações e manter o esquema vacinal completo. A pandemia ainda não acabou e todo cuidado é necessário", destacou. 

Até o fechamento desta edição, a Prefeitura de Santana de Parnaíba não retornou sobre o assunto. 

Cuidado 

De acordo com o infectologista Fábio Junqueira, os efeitos do pós-carnaval devem ser observados e serão cruciais nessa tomada de decisão. 

"Atualmente, estamos vendo uma queda acentuada dos casos. Mas se olhar o gráfico, mesmo caindo bastante, ela ainda está alta em relação a última onda. Se os números caírem, acredito que o governo vai flexibilizar sim o uso de máscara, principalmente para ambientes abertos. Acredito que para lugar fechado ainda haverá essa exigência", apontou.

Ainda segundo o especialista, mesmo que tenha uma flexibilização em breve, é preciso seguir com cuidados contra a Covid-19. 

"Individualmente, cada pessoa precisa gerenciar seu risco baseado na condição da sua saúde, se tem alguma comorbidade, se foi vacinado com a três doses. Mas eu ainda acredito que é necessário utilizar a máscara N95 ou PFF2 em ambientes fechados e dar prioridade sempre a locais com ambientes abertos e bem ventilados", afirmou. 

Casos 

Nesta quarta-feira (2), Barueri registrou um total de 37.832 casos confirmados da Covid-19. Na semana anterior, no dia 23 de fevereiro, eram 37.073, ou seja, 759 novas ocorrências. 

Já Santana de Parnaíba, anotou nesta quarta (2) um total de 17.044 infectados pela doença, ante 16.935 na semana anterior, um acréscimo de 109 casos. Os dados são da Fundação Seade. 

Newsletter
Não perca nenhuma notícia.

Inscreva-se em nossa newsletter gratuita.


Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.folhadealphaville.com.br/