Barueri estuda contratação de empresa para inspeção de pontes e viadutos
O comprometimento da estrutura de pontes e viadutos da cidade de São Paulo tem chamado a atenção para a manutenção dos equipamentos dos municípios da região. No começo deste mês, o vereador de Barueri Rafa Gente da Gente (DEM) apresentou na Câmara Municipal uma solicitação à prefeitura para a realização de uma inspeção periódica minuciosa nas estruturas da cidade.
Segundo o autor da proposta, o objetivo "é criar uma rotina de trabalho com inspeção e serviços de manutenção permanentes nessas estruturas, agindo sempre no sentido de prevenir acidentes e transtornos para a população". Na ocasião, o parlamentar relembrou a situação do viaduto da Marginal Pinheiros que teve um trecho cedido no ano passado e um incidente na ponte de acesso ao Parque Imperial, onde o solo cedeu e praticamente isolou o bairro em 2016.
Procurada pela reportagem, a administração informou que todos os equipamentos da cidade passaram por uma vistoria por técnicos da Secretaria de Obras no mês passado e não foram identificados problemas estruturais. "Tendo em vista a idade destas obras, a administração municipal está promovendo a contratação de empresa especializada para estudo e diagnóstico de eventual patologia na estrutura das pontes e viadutos", acrescentou o órgão em nota.
Viaduto do Araguaia
Em andamento na cidade, as obras do Viaduto do Araguaia já estão na fase de finalização. Segundo a Prefeitura, o equipamento deverá ser finalizado no segundo semestre deste ano.
O investimento em mobilidade no novo trecho, com construções e alargamento de vias, tem como objetivo desafogar o fluxo de entrada e saída de veículos na região de Alphaville e Tamboré, estendendo-se a Santana de Parnaíba. A estimativa é diminuir de 30 minutos a uma hora o deslocamento nos horários de pico na região.