Barueri e Santana de Parnaíba são as melhores para idosos da região
Municípios tiveram bom desempenho no Índice de Desenvolvimento Urbano para a Longevidade
Para receber notificações da comunidade de Alphaville e região, inscreva-se em nossos canais no Telegram e WhatsApp
Na região, Barueri e Santana de Parnaíba são as melhores cidades para idosos, segundo o Índice de Desenvolvimento Urbano para a Longevidade. O levantamento, elaborado pelo Instituto de Longevidade (IDL) e divulgado recentemente, avalia as condições das cidades brasileiras em relação ao atendimento das necessidades de vida e ao oferecimento de bem-estar, principalmente à população mais idosa.
Entre as cidades que compõem o Consórcio Intermunicipal da Região Oeste Metropolitana de São Paulo (Cioeste), Barueri se destacou. No ranking nacional, ocupa a 22a posição, sendo o 8o melhor município do Estado para os idosos.Nas três dimensões analisadas no estudo, consideradas as mais relevantes para a longevidade da população, Barueri teve maior destaque em socioambiental (71,8), seguido por saúde (60,9) e economia (50,3).
Santana de Parnaíba é a segunda melhor cidade da região para idosos, ocupando o 77° lugar no ranking nacional. Em relação às dimensões, a cidade obteve 66,5 no quesito socioambiental, 56,0 em economia e 47,4 em saúde.
Entre as cidades do Cioeste consideradas pela reportagem estão Osasco, que ficou em 144° lugar, Cotia (201°), Carapicuíba (275°), Jandira (269°), Itapevi (253°) e Pirapora do Bom Jesus (4165°).
População idosa
Os patamares alcançados pelas cidades estão de acordo com uma nova realidade observada: o envelhecimento da população.
Segundo dados do Censo Demográfico 2022, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em Barueri, a população idosa, a partir de 60 anos, chegou a um total de 38.207 pessoas em 2022, ante 17.291 em 2010. Em 12 anos, o aumento registrado foi de 120,96%.
Em Santana de Parnaíba, esse crescimento na população com 60 anos ou mais foi ainda maior. Em 2010, a cidade tinha 8.355 habitantes nesta faixa etária, enquanto, no ano pas- sado, esse número aumentou 152,42%, chegando a 21.090 pessoas.
"O Parque da Maturidade José Dias da Silva, por exemplo, é um capítulo à parte no que se refere às opções de esporte, saúde e lazer, onde os usuários maiores de 60 anos têm à disposição. Tudo gratuito. Barueri serve de modelo para muitos municípios", apontou.