Barueri e Santana de Parnaíba estão na lista das próximas cidades que vão receber o sinal 5G
Serviço depende do pedido de licenciamento e ativações de estações nos municípios por parte das operadoras de telefonia
Barueri e Santana de Parnaíba estão na lista das 78 cidades que foram autorizadas pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) para a liberação do sinal 5G. Decisão foi tomada após reunião do Gaispi, grupo que coordena as ações de libertação da frequência de 3,5 GHz, que aconteceu nesta terça-feira (24).
Com a medida, a partir desta quarta-feira (25), as operadoras de telefonia podem solicitar à agência o licenciamento e ativações de estações de 5G nesses municípios.
Em Barueri, de acordo com o secretário do Centro de Inovação e Tecnologia (CIT), Jonatas Randal, já foi aprovada na Câmara dos Vereadores uma legislação, desde fevereiro do ano passado, para regulamentação do serviço. "Estamos na expectativa das operadoras.
Sinal 5G
Sucessora das gerações anteriores - 4G, 3G, 2G e 1G -, o 5G ou a quinta geração da telefonia móvel vai aumentar a capacidade de transmissão de dados e diminuir a latência, que é o tempo que a informação leva para sair do computador e chegar no destino.
O sinal começou a ser liberado em julho do ano passado, inicialmente em Brasília. Hoje ele já está presente em todas as capitais do Brasil.