Barueri e Parnaíba têm os maiores efetivos de Guarda da região
Administração municipal barueriense projeta aumentar número de agentes este ano
Os municípios de Barueri e Santana de Parnaíba contam, atualmente, com os maiores efetivos de Guarda Municipal da região, quando comparado com as corporações de sete, entre as dez cidades que fazem parte do Consórcio Intermunicipal da Região Oeste do Estado de São Paulo- Cioeste. Juntos, os municípios têm, em média, um agente para cada 413 habitantes.
Parnaíba é a cidade com a melhor proporção. De acordo com dados obtidos pela reportagem junto à Prefeitura, o município tem atualmente um guarda para cada 314 pessoas, tendo como base o número de habitantes de 136.517, conforme o último levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), de agosto do ano passado e o efetivo de 434 agentes.
Segundo o secretário de Secretaria de Segurança Urbana de Santana de Parnaíba, coronel Rinaldo de A. Pereira, não há, no momento, planos de expansão da guarda, pois legalmente não é possível. "O Estatuto Geral das Guardas Municipais, limita o número de Guardas Municipais da cidade a 0,2% de sua população estimada, oficialmente, pelo IBGE, obstando, assim, a possibilidade de Editais para novos concursos na área de Segurança".
Barueri aparece no segundo lugar, tendo um agente para cada 490 pessoas, levando-se em conta o efetivo de 553 guardas e a população estimada, pelo IBGE en 271.306 habitantes. Porém, de acordo com a Prefeitura, estão sendo feitos estudos para ampliar a corporação.
A administração municipal pretende abrir um concurso público para 100 novas vagas de guardas municipais. A data de abertura do edital ainda está em fase de análises.
Enquanto isso, para reforçar a segurança da cidade, a gestão informou que está implantando uma nova estratégia de patrulhamento nos bairros de todo o município, visando a diminuição de ocorrências e maior proteção aos moradores.
Efetivo da região
Na sequência dos maiores efetivos de Guardas Municipais, entre as sete cidades que fazem parte do Cioeste, está Cotia. O município apresenta a proporção de um guarda para cada 660 pessoas.
Jandira aparece em seguida, com um guarda para cada 972 habitantes (127 no efetivo); Itapevi conta com um agente para cada 1.014 pessoas (231 no efetivo); Osasco tem um guarda para cada 1.877 pessoas (371 no efetivo) e Carapicuíba, com um agente para cada 5.110 habitantes (78 no efetivo).
PM só usa metade da tropa no patrulhamento, afirma sindicato
De acordo o Sindicato dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo, a Polícia Militar usa somente metade da tropa durante o patrulhamento preventivo/ ostensivo. Dados coletados pela entidade apontam que em 2017, 2.587.988 ocorrências criminais e não criminais foram registradas nas delegacias do estado. Entre elas, a PM apresentou 80.781, sendo 37.325 por policiais distintos, que figuram como condutor ou testemunha.
Procurada, a SSP informou que a metodologia aplicada para mensurar o número de agentes que estão em patrulhamento é errônea. "Mais de uma ocorrência pode ser registrada no nome de um mesmo agente", disse o órgão.