Barueri e Santana de Parnaíba têm "nível zero" de desmatamento da Mata Atlântica
Cidades são originalmente compostas pelo bioma; país registrou queda de 27% no desflorestamento
Para receber notificações da comunidade de Alphaville e região, inscreva-se em nossos canais no Telegram e WhatsApp
Nesta segunda (27), foi celebrado o Dia Nacional da Mata Atlântica e, de acordo com o Atlas da Mata Atlântica, coordenado pela Fundação SOS Mata Atlântica e pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), o desmatamento no bioma caiu 27% de 2022 para 2023.
Em contrapartida, o SAD Mata Atlântica, que é capaz de detectar desmatamentos a partir de 0,3 hectare, mostrou que o desflorestamento total saltou de 74.556 para 81.356 hectares entre 2022 e 2023.Barueri e Santana de Parnaíba, que são compostas, originalmente, 100% por Mata Atlântica, registraram "nível zero" de desmatamento do bioma em 2023, segundo a plataforma "Aqui tem mata?". Isso significa que o desflorestamento que ocorre é menor do que 100 hectares por ano.
Preservação
Atualmente, Santana de Parnaíba possui cinco Unidades de Conservação (UCs), entre elas, a Reserva Biológica do Tamboré, uma das maiores do país em perímetro urbano. O local conta com uma área de 3,6 milhões de metros quadrados.
Jd. Califórnia, Aldeia da Serra e Áreas Militar, em 2018, a Prefeitura de Barueri criou a chamada a Área de Relevante Interesse Ecológico.