Barueri e Parnaíba estão entre os 20 municípios mais competitivos do país
Ranking de Competitividade dos Municípios 2024 foi divulgado na quarta (21) pelo Centro de Liderança Pública
Para receber notificações da comunidade de Alphaville e região, inscreva-se em nossos canais no Telegram e WhatsApp
De acordo com o Ranking de Competitividade dos Municípios 2024, divulgado nesta quarta-feira (21) pelo Centro de Liderança Pública (CLP), Barueri e Santana de Parnaíba estão entre os 20 municípios mais competitivos do país. O levantamento, que está na quinta edição, visa apoiar os líderes públicos brasileiros nas tomadas de decisão, com foco na melhoria da gestão das cidades.
Na colocação geral no Brasil, o município barueriense ficou no 5° lugar neste ano, perdendo duas posições em relação a 2023.Entre os principais potenciais apontados está a inserção econômica, ocupando o 1° lugar, sustentabilidade fiscal (3°) e inovação e dinamismo econômico (4°). Quando o assunto são os desafios, o levantamento apontou quesitos, como telecomunicações, meio ambiente e funcionamento da máquina pública.
Santana de Parnaíba angariou o reconhecimento de 16° município mais competitivo, mas perdeu sete posições em comparação com o ano passado.
Sustentabilidade fiscal, em que ficou em 4° lugar, inserção econômica e qualidade da saúde estão entre os potenciais, enquanto telecomunicações, saneamento e acesso à saúde são alguns dos desafios.
No recorte em que foi considerado apenas a região sudeste, as cidades tiveram resultados ainda melhores no ranking, em que Barueri ficou em 3° lugar e Santana de Parnaíba conquistou o 10°.
Sobre o ranking
O Ranking de Competitividade dos Municípios é uma ferramenta que visa apoiar os líderes públicos brasileiros nas tomadas de decisão, com foco na melhoria da gestão das cidades.
Nesta quinta edição do levantamento foram analisados um total de 411 municípios brasileiros (7,45% do universo de municípios), representando as cidades do país com população acima de 80 mil habitantes, de acordo com a estimativa do IBGE para o ano de 2021.
Além disso, o ranking é composto por 65 indicadores, organizados em 13 pilares temáticos e 3 dimensões: instituições, sociedade e economia.
"Esta organização é fruto de ampla reflexão ao longo do projeto sobre quais são os temas fundamentais para se analisar a competitividade a nível municipal no Brasil", disse a entidade.