Barueri é a 9ª cidade mais segura do país, aponta ranking
Dados são do "Anuário 2023 Cidades Mais Seguras do Brasil" e resultado é em relação aos municípios com população entre 200 mil e 500 mil habitantes
Para receber notificações da comunidade de Alphaville e região, inscreva-se em nossos canais no Telegram e WhatsApp
O "Anuário 2023 Cidades Mais Seguras do Brasil", divulgado recentemente, revelou que Barueri está entre as dez cidades mais seguras do país. De acordo com a pesquisa, o município ocupa a 9ª colocação no ranking geral das cidades com população entre 200 mil e 500 mil habitantes. O estudo foi elaborado pela MySide, empresa especializada em tecnologia e serviços no setor imobiliário.
Segundo o anuário, em Barueri, são registrados 7,4 assassinatos por cada 100 mil habitantes. A cidade ficou atrás de Indaiatuba - SP (3,5/100 mil habitantes), Araraquara - SP (3,9), Criciúma - SC (5,1), Pelotas - RS (6,6), Blumenau - SC (6,7), Franca – SP (7,0), Americana - SP (7,2) e Jundiaí - SP (7,2).
O indicador baseou-se nos dados do Painel de Monitoramento de Mortalidade da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente (SVSA), do Ministério da Saúde, e no Censo Demográfico de 2022, publicado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O índice de segurança de cada município calculou a quantidade de mortes violentas intencionais registradas a cada 100 mil habitantes em 2022, com base na classificação estatística de mortalidade CID-10, criada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), detalhando as causas de mortes e doenças.
Santana de Parnaíba não foi citada no estudo.
Semestre
Dados recentes da Secretaria da Segurança Pública de São Paulo mostraram que o número de homicídios dolosos, quando há intenção de matar, tiveram uma redução significativa em Barueri e Santana de Parnaíba no primeiro semestre de 2023, em comparação com o mesmo período de 2022.