Barueri é a 22ª cidade do estado de SP com maior número de veículos; Parnaíba é a 59ª
Ranking é do IBGE. Veículos estão entre os principais emissores de gases poluentes
Para receber notificações da comunidade de Alphaville e região, inscreva-se em nossos canais no Telegram e WhatsApp
Nesta quarta-feira (14) foi celebrado o Dia do Combate à Poluição, que visa alertar governos e sensibilizar a sociedade civil sobre os graves problemas ambientais existentes devido às diferentes formas de poluição provocadas por determinadas ações e atividades humanas.
Quando falamos em poluição do ar, entre os principais emissores de poluentes estão os veículos convencionais, movidos a combustão, que emitem gases, como monóxido de carbono, dióxido de carbono e dióxido de enxofre.Segundo dados do IBGE, em 2023, a frota em Barueri alcançou a marca de 221.033 veículos, enquanto em 2022 foram 211.405, representando um aumento de 4,55%. Em Santana de Parnaíba, a frota de veículos da cidade era de 94.331 em 2022 e passou para 98.527 em 2023. O crescimento foi de 4,44% de um ano para o outro.
Além disso, um ranking feito pelo órgão revelou que Barueri é a 22ª cidade com o maior número de veículos no estado de SP em 2023, enquanto Santana de Parnaíba é a 59ª.Cetesb
De acordo com o Relatório de Emissões Veiculares no Estado de São Paulo, produzido pela Cetesb, em 2022, dados mais recentes, foram emitidas 97,9 toneladas de monóxido de carbono (CO) na Região Metropolitana de SP. Já o dióxido de enxofre (SO2) chegou a 0,5 toneladas, enquanto o material particulado (MP) ficou em 0,9 toneladas.
"O resultado claramente positivo é reflexo justamente dos programas de controle estabelecidos, como o Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores (Proconve) e Programa de Controle da Poluição do Ar por Motociclos e Veículos Similares (Promot). O Proconve foi estabelecido em 1986 e atualmente se encontra na sua 8ª fase para os automóveis, caminhões e ônibus, e na 4ª fase para as motocicletas", explicou a entidade em nota.