Sábado, 23 Novembro 2024

Cidades

Barueri deve finalizar Plano de Mobilidade Urbana ainda este ano

Cidades

Barueri deve finalizar Plano de Mobilidade Urbana ainda este ano

Novo prazo do Governo Federal para elaboração é até 2019 

Obra do viaduto sobre Alameda Araguaia será entregue neste ano (Rodrigo Albertini/ Folha de Alphaville)

De acordo com nova determinação do Ministério das Cidades, divulgada recentemente, os municípios brasileirosque ainda não possuem planos de mobilidade urbana terão até abril de 2019 para elaborá-los. Caso as cidades não cumpram o prazo, ficarão impedidas de contratar recursos federais.
O documento estabelece metas para melhorar a qualidade de vida dos moradores no que diz respeito ao trânsito e é uma das exigências da Política Nacional de Mobilidade Urbana, sancionada em 2012, e deveria ser concluída até abril de 2015, conforme data inicial.

Em Barueri, o plano poderia ndicar saída para uma das principais reclamações de moradores, principalmente da região de Alphaville Tamboré: o trânsito caótico da cidade. Apesar da administração sempre divulgar investimentos na área, ainda não se preparou em relação ao assunto. Procurada pela reportagem da Folha de Alphaville, a Prefeitura informou que analisou um plano já existente de anos anteriores, "o que nos levou a avaliar integralmente motiva dos por não preencher os pressupostos para sua execução, como audiências públicas e aprovação pela Câmara Municipal, portanto, incompleto", explicou a secretária de Segurança e Mobilidade Urbana, Regina Mesquita.

A Administração afirmou que deve concluir o plano em 2018. A gestão prometeu entregar algumas obras para desafogar o trânsito ainda neste ano. Entre elas, o viaduto sobre a Alameda Araguaia, que vai ligar a rodovia Castello Branco, para quem entra no Tamboré e Alphaville e segue para Santana de Parnaíba; o alargamento da Avenida Paiol Velho, trecho que se estende da divisa com Santana de Parnaíba até a Avenida Mackenzie, em Barueri e o viaduto do Parque Imperial, com ampliação da Avenida João Rodrigues Nunes e da Rua Chico Mendes.

A reportagem consultou a lista dos projetos pré-selecionados pelo Ministério, mas Barueri não aparece na relação. A proposta de Santana de Parnaíba foi pré-escolhida em dezembro de 2017. Parnaíba A administração disse que o plano está em fase de implantação. " O documento está sendo analisado pelos técnicos da cidade para os devidos ajustes e ainda não temos previsão de término", informou por meio de nota. Entre as melhorias feitas na área, a gestão citou pavimentação e recapeamento de mais de 130 km de vias, duplicação da Via Parque, além de outras. 

Newsletter
Não perca nenhuma notícia.

Inscreva-se em nossa newsletter gratuita.


Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.folhadealphaville.com.br/