Barueri deve finalizar Plano de Mobilidade Urbana ainda este ano
Novo prazo do Governo Federal para elaboração é até 2019
De acordo com nova determinação do Ministério das Cidades, divulgada recentemente, os municípios brasileirosque ainda não possuem planos de mobilidade urbana terão até abril de 2019 para elaborá-los. Caso as cidades não cumpram o prazo, ficarão impedidas de contratar recursos federais.
O documento estabelece metas para melhorar a qualidade de vida dos moradores no que diz respeito ao trânsito e é uma das exigências da Política Nacional de Mobilidade Urbana, sancionada em 2012, e deveria ser concluída até abril de 2015, conforme data inicial.
Em Barueri, o plano poderia ndicar saída para uma das principais reclamações de moradores, principalmente da região de Alphaville Tamboré: o trânsito caótico da cidade. Apesar da administração sempre divulgar investimentos na área, ainda não se preparou em relação ao assunto. Procurada pela reportagem da Folha de Alphaville, a Prefeitura informou que analisou um plano já existente de anos anteriores, "o que nos levou a avaliar integralmente motiva dos por não preencher os pressupostos para sua execução, como audiências públicas e aprovação pela Câmara Municipal, portanto, incompleto", explicou a secretária de Segurança e Mobilidade Urbana, Regina Mesquita.
A Administração afirmou que deve concluir o plano em 2018. A gestão prometeu entregar algumas obras para desafogar o trânsito ainda neste ano. Entre elas, o viaduto sobre a Alameda Araguaia, que vai ligar a rodovia Castello Branco, para quem entra no Tamboré e Alphaville e segue para Santana de Parnaíba; o alargamento da Avenida Paiol Velho, trecho que se estende da divisa com Santana de Parnaíba até a Avenida Mackenzie, em Barueri e o viaduto do Parque Imperial, com ampliação da Avenida João Rodrigues Nunes e da Rua Chico Mendes.
A reportagem consultou a lista dos projetos pré-selecionados pelo Ministério, mas Barueri não aparece na relação. A proposta de Santana de Parnaíba foi pré-escolhida em dezembro de 2017. Parnaíba A administração disse que o plano está em fase de implantação. " O documento está sendo analisado pelos técnicos da cidade para os devidos ajustes e ainda não temos previsão de término", informou por meio de nota. Entre as melhorias feitas na área, a gestão citou pavimentação e recapeamento de mais de 130 km de vias, duplicação da Via Parque, além de outras.