Aumento de casos positivos da Covid-19 acende alerta na região
Em Parnaíba, em outubro, houve um aumento de 28% nas ocorrências, em comparação a setembro
Nas últimas semanas, o Brasil tem registrado um aumento nos testes positivos para Covid-19. Segundo dados de um levantamento do Instituto Todos pela Saúde (ITpS), a taxa de exames positivos para a doença em laboratórios particulares saltou quase 600% em menos de um mês, passando de 3% para 17%.
Ainda de acordo com a pesquisa, o aumento das ocorrências foi, principalmente, no Sudeste e Centro-Oeste do país, incluindo em São Paulo.
Na região, as cidades apresentam cenários distintos. Segundo levantamento feito pela reportagem na Fundação Seade, em Santana de Parnaíba, houve um aumento de 28,30% nos casos positivos da Covid-19 em outubro. Foram 68 ocorrências, enquanto em setembro foram 53.
Já em Barueri, em outubro, foram 114 novos casos da doença, ante 536 em setembro. Ao contrário de Parnaíba, houve uma queda de 78,73%.
Especialista
À reportagem, o infectologista Fabio Junqueira explicou que, provavelmente, este crescimento de casos se deve a variante da ômicron BQ.1.
"Os sintomas são os mesmos de sempre, semelhante a uma síndrome gripal. Na dúvida sempre procurar um médico ou posto de saúde para avaliação e testagem. Não sabemos ainda como essa nova onda se comportará, se teremos mais internações ou óbitos, mas população deve ficar atenta à vacinação. Devemos também avaliar a volta do uso das máscaras em ambientes fechados", destacou