Assim como o estado, Barueri tem aumento de internações pela Covid-19
Nesta quarta-feira (26), 60,87% dos leitos de UTI estavam ocupados. População também enfrenta falta de testes
Nesta quarta-feira (26), o governo de São Paulo anunciou a ampliação de leitos de UTI e enfermaria para Covid-19, com a abertura de 700 vagas na rede estadual. A iniciativa foi tomada por conta da alta de internações pela doença. A região vive o mesmo cenário.
"Na última semana, houve um incremento de 33,4% deste número de pacientes internados em enfermarias e UTIs. Mas a análise dos últimos 14 dias mostra um aumento de quase 100%", disse o Secretário de Estado da Saúde, Jean Gorinchteyn.
Na região, na segunda-feira (24), os presidentes dos consórcios intermunicipais da Região Metropolitana de São Paulo discutiram medidas conjuntas para o enfrentamento à pandemia no cenário atual.
Em Barueri, houve um aumento de pessoas internadas por conta da Covid-19. Segundo dados da prefeitura, até quarta-feira (26), a taxa de ocupação de leitos de UTI na cidade estava em 60,87% e enfermaria, 38.98%. Na semana anterior, no dia 18, eram 36% e 39,44%, respectivamente.
"A cidade tem percebido um aumento na necessidade de internações de pessoas com Covid-19, principalmente, entre crianças. Havendo necessidade, o número de leitos pode ser ampliado, conforme o quadro", apontou a gestão.
Até o fechamento da edição, a Prefeitura de Santana de Parnaíba não retornou sobre o assunto.
Alta de casos
Os casos também estão em alta na região. De acordo com dados da Fundação Seade, nesta quarta-feira (26), Barueri tinha um total de 35.954 ocorrências positivas, ante 35.786 no dia 19, ou seja, 168 novos casos em uma semana.
Em Santana de Parnaíba, nesta quarta-feira (26) eram 16.237 ocorrências anotadas no município, contra 16.076 no dia 19, somando 161 novos casos no período.
Falta de testes
Em meio à alta de contaminações, a população enfrenta a falta de teste rápidos para identificar a presença da Covid-19. Um levantamento feito pela reportagem na segunda-feira (24) identificou que, em pelo menos uma das três farmácias de Alphaville consultadas não havia o exame rápido de antígeno nasal.
Segundo Danilo Scheit Vieira Jr, diretor técnico da Clínica AlphaImune, houve um aumento na busca por testes. "Aumentou em cinco vezes a procura por esse tipo de exame. Na clínica, só fazemos sob agendamento, sendo que o número máximo de testes realizados por dia são dez", apontou.
Em Barueri, há um serviço de testagem gratuita da população com ou sem sintomas, com exames do tipo RT-PCR, em tendas montadas no estacionamento do Ginásio José Corrêa (Av. Guilherme P. Guglielmo 1.000). É preciso fazer agendamento pelo APP Saúde Barueri.