Após 7 anos, EMTU finaliza projeto funcional do BRT Alphaville-Cajamar
Próxima fase é a contratação do plano básico e executivo, sem previsão de entrega. Sistema ligará Barueri a Cajamar
Após sete anos, o projeto do BRT Alphaville-Cajamar pode finalmente sair do papel. É que a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo (EMTU) concluiu recentemente o projeto funcional do trecho Cajamar – Santana de Parnaíba. O BRT é um sistema rápido de ônibus que ligará Barueri, Santana de Parnaíba e Cajamar.
Segundo a EMTU, nesta etapa foram avaliadas as demandas previstas, linhas, frequências, frotas, entre outras questões. "Analisamos a rede operacional para a implantação de um sistema de média ou alta capacidade de transporte, alimentado por linhas advindas de diversas áreas e de menor carregamento de passageiros", explicou.
Em relação à infraestrutura, foi feita uma análise sobre a concepção arquitetônica dos terminais, estações e paradas, além de fluxos de pedestres e veículos. "Esses dados definem os esquemas operacionais de funcionamento das pistas, plataformas e áreas de apoio", disse.
Antes da fase de obras, será feita ainda a contratação dos projetos básico e executivo do empreendimento. "Não há previsão para a publicação do edital de licitação pública. As obras podem ser contratadas após o término dos referidos estudos".
Trajeto
Segundo projeto original, o corredor partiria do Terminal de Polvilho chegando ao Terminal Antônio João, em Barueri. Em Alphaville, seriam cerca de 7 km de extensão e mais de dez estações de embarque, passando por trechos como os residenciais 12, 6, 4, além da Alameda Mamoré e Centro Comercial. No total, o BRT teria 28,9 km de extensão.
Discussão antiga
O Corredor BRT Metropolitano Alphaville – Cajamar teve seu plano apresentado, pela primeira vez, em 2013. Desde então, o projeto funcional foi revisado em 2015 para o trecho Cajamar – Santana de Parnaíba, porém, não houve a retomada dos estudos para o percurso de Parnaíba a Barueri em função das restrições orçamentárias do Governo do Estado.