Após 1 ano de pandemia, Barueri e Santana de Parnaíba têm “toque de restrição”
Até o dia 14 de março, fica proibida a circulação em todas as cidades das 23h até as 5h, segundo o governo do Estado
Nesta sexta-feira (26) completa um ano do início da pandemia da Covid-19 no Brasil, quando foi registrado o primeiro caso da doença. Em meio a isso, o Governo de São Paulo anunciou, nesta quarta-feira (24), o chamado "toque de restrição", que entrará em vigor em todo o estado a partir de sexta (26).
Segundo o governo, até o dia 14 de março, ficará restrita a circulação de pessoas em todas as cidades, o que inclui Barueri e Santana de Parnaíba, das 23h até as 5h. Serviços essenciais seguirão funcionando em qualquer horário. Fora desse período, seguem valendo as regras do Plano São Paulo, sendo que o município barueriense e Parnaíba estão na fase amarela.A medida tem como principal foco coibir eventos clandestinos e reuniões sociais com aglomerações aos finais de noite e madrugadas, além de conter a aceleração da pandemia.
Na quarta-feira (24) o estado anotou um recorde no número de internações em leitos intensivos, chegando a 6.657 hospitalizados.
Fiscalização
De acordo com o estado, equipes do Procon-SP e das forças policiais da Secretaria de Segurança Pública vão atuar juntos para coibir o funcionamento de estabelecimentos não essenciais. Os agentes vão multar comércios e empresas que descumprirem as regras.
"Em obediência ao Plano São Paulo e as determinações do governo, Barueri irá tomar as providências para garantir a restrição imposta", disse a gestão barueriense.
Panorama
De acordo com dados da Fundação Seade, até segunda-feira (22), Barueri tinha 750 casos ativos da Covid-19, que são aqueles dos últimos 14 dias. Segundo boletim da prefeitura, a cidade registrou um total de 13.502 infectados pela doença e 497 óbitos nesta quarta (24), dados mais recentes.
Até segunda (22), 32% dos leitos públicos de UTI para Covid-19 estavam ocupados, quase 5% a mais do que no dia 15, quando a taxa estava em 27,4%.
Em Parnaíba, até segunda (22) eram 388 casos ativos da Covid-19, segundo o Seade. Na quinta-feira (25), o município anotou o total de 7.041 ocorrências da doença e 161 óbitos. Até o dia 19, 75% dos leitos para a doença estavam ocupados.