Apesar da nova subestação de energia, Alphaville sofre com falhas no abastecimento
Causas ambientais sãos os principais motivos. Enel afirma ter ampliado número de equipes para reparos
Moradores de Alphaville já estão acostumados com as constantes quedas de energia, principalmente em dias de grandes temporais, como os que acontecem nos meses de verão. A expectativa dos que residem na região era a de que a nova Subestação de energia elétrica da Enel Distribuição São Paulo, localizada na avenida Andrômeda, no Green Valley, melhorasse as interrupções no abastecimento, porém, não foi o que aconteceu.
O novo equipamento entrou em funcionamento em dezembro do ano passado. Conforme o anúncio do projeto, cerca de cerca de 150 mil pessoas que moram ou frequentam o Centro Comercial e demais residenciais da região seriam beneficiadas, mas, as reclamações sobre o serviço oferecido continuaram.
Somente no mês de janeiro, a Agência Nacional de Nacional de Energia Elétrica (Aneel) recebeu 52 queixas de moradores de Barueri e Santana de Parnaíba reportando falhas. A maior parte das reclamações refere-se à cidade de Parnaíba, com 34 notificações ao todo.
São também os moradores dos condomínios dessa região os que mais que alegam interrupções no abastecimento de energia em grupos de discussão nas redes sociais. Os residenciais Alpha, 1, 2,4 e 6 são sempre alvos da interrupção no fornecimento energético, apesar de alguns deles terem sidos citados como beneficiários diretos da nova subestação anteriormente.
Outro lado
Procurada pela reportagem, a Enel informou que a maior parte das ocorrências de falha de energia se devem às causas ambientais, como por exemplo, queda de árvores e galhos, chuvas e ventos fortes. Segundo a empresa, a região de Alphaville está mapeada em um plano de manutenção da distribuidora, que realizará podas em árvores que estão próximas à rede elétrica no bairro. "Estão sendo feitos investimentos em modernização da rede, como a instalação de religadores automáticos e identificadores de falta, equipamentos que têm como objetivo reduzir o número de ocorrências e diminuir o tempo para o restabelecimento", acrescentou o órgão em nota.
Plano para chuvas de verão
Ciente dos transtornos ocasionados pelas chuvas de verão, a Enel afirmou que colocou em prática um plano de mobilização para atender o maior volume de demandas. A distribuidora está destinando até 1.300 equipes para atendimento emergencial em dias com maiores ocorrências.
De acordo com informações da Defesa Civil do Estado de São Paulo, entre essa sexta (15) e sábado (16), áreas de instabilidade vão se formar na região. A previsão é de que aconteçam chuvas fortes acompanhadas de descargas elétricas e rajadas de ventos.