Ano novo, problema antigo: temporais alagam vias de Alphaville
Chuvas de verão causam transtornos aos moradores; Prefeitura de Barueri alega realizar obras emergenciais
Além de Santana de Parnaíba, os fortes temporais de verão também têm castigado a cidade de Barueri. Diversos pontos do município, já conhecidos pelo histórico de inundações e alagamentos, foram novamente afetados pelas precipitações no dia 25/1, evidenciando um problema que há anos egue sem solução.
Moradores de Alphaville/Tamboré, relataram em grupos nas redes sociais, por meio de vídeos e fotos, diversos pontos de inundações, que impediam o deslocamento de pedestres e veículos pelas vias. Alguns dos pontos críticos citados foram a Alameda Araguaia e nas imediações do Shopping Tamboré, localizado na Alameda Piracema.
"Todos os anos é assim, sempre alaga. Nada muda, toda temporada de chuvas acontece isso nesse local, ficamos sempre ilhados", disse um morador. Além de Alphaville, os bairros Jardim Silveira, São Pedro, Jardim Paulista e Maria Helena foram outras áreas fortemente afetadas.
O terminal de ônibus no Silveira ficou encoberto de água até a avenida Alziro Soares, na divisa com o município de Jandira. Pelo local, carros também foram arrastados pela enxurrada.
No centro de Barueri, as avenidas Henriqueta Mendes Guerra e 26 de março tiveram trânsito interrompido devido aos pontos de alagamentos. Novamente, o rio Cotia transbordou, e inundou as duas margens no Jardim Maria Helena e na Vila Lourdes, em Carapicuíba.
A Prefeitura de Barueri informou que as equipes das Secretarias de Segurança, Obras, Serviços Municipais e Assistência e Desenvolvimento Social prestaram apoio aos moradores afetados pelas fortes chuvas de sexta. "Durante o temporal, foram feitas ações coordenadas nos pontos de alagamento e nas áreas de risco e, durante a madrugada, intervenções nos bairros. O trabalho continuou durante o final de semana, com limpeza e recuperação dos locais afetados", esclareceu o órgão.
Prevenção
Questionada pela reportagem sobre medidas preventivascontra enchentes e alagamentos, principalmente em pontos onde há reincidência, a gestão informou que está realizando obras emergenciais e a manutenção e limpeza da rede de esgoto e bocas de lobo na cidade para melhorar o escoamento nos pontos citados. "A área de maior risco na cidade é o Jardim Califórnia, onde atualmente é realizada a obra de canalização e drenagem de águas pluviais entre as ruas Tucano, Araras e Chaves", disse o órgão por meio de nota.