Aneel recebeu quase 600 queixas contra Enel de moradores da região
Segundo órgão, foram 305 reclamações de moradores de Barueri e 289 de Parnaíba
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Não é difícil encontrar nas redes sociais reclamações sobre os serviços prestados pela Enel, empresa responsável pela distribuição de energia na região, principalmente no período com maior incidência de chuvas.
"Não sei o que acontece aqui no Residencial 10, chove 10 minutos e ficamos sem energia elétrica por horas. Está na hora da Enel se pronunciar", disse um morador. "Já é padrão a falta de energia e a baixa qualidade das instalações de distribuição", afirmou outro consumidor.Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), em 2023, foram registradas 594 reclamações contra a Enel na região, sendo 305 de moradores de Barueri e 289 de moradores de Santana de Parnaíba.
Em 2022, este número foi ainda maior, chegando a 898 reclamações. Desse total, 511 foram de habitantes do município barueriense e 387 de Parnaíba.
De acordo com o órgão, a queixa mais comum no último ano foi sobre a de falta de energia, chegando a 166 nas duas cidades. Variação de consumo, ligação, oscilação de tensão, Conexão Microge- ração, entre outros, também aparecem nessa lista.
Reclamações
À reportagem, a Aneel informou que disponibiliza diferentes canais para o registro de reclamações e denúncias, entre eles, o telefone 167 e 0800 7270167, que atendem de segunda a sábado, das 6h20 à meia-noite, e pelo aplicativo para celular ANEEL Consumidor.