Domingo, 24 Novembro 2024

Cidades

Alameda Tocantins e Araguaia são recordistas nas multas por dirigir usando celular

Infrações Cidades

Alameda Tocantins e Araguaia são recordistas nas multas por dirigir usando celular

Dados são da Prefeitura de Barueri e incluem a Al. Rio Negro também. Em Parnaíba, em maio, foram 11 multas

Segundo Detran-SP, de janeiro a abril, foram 112 infrações por dirigir manuseando e segurando o celular em Santana de Parnaíba (Foto: Michela Brígida/Arquivo Folha de Alphaville)

O estado de São Paulo é líder no ranking de motoristas imprudentes por uso de celular enquanto dirige, segundo o Ministério dos Transportes. Na região, esse cenário varia.

Segundo a Prefeitura de Barueri, em maio, a cidade registrou 873 autuações por dirigir usando o celular, enquanto no mesmo período do ano passado foram 913, uma queda de 4,38%. De janeiro a abril, foram 2.818 autuações relacionadas a infrações envolvendo celulares.

A gestão destacou que, em Alphaville, as vias com o maior número de autuações desse tipo neste ano são as alamedas Tocantins, com 678 multas, e a Araguaia, com 333. A Alameda  Rio Negro vem em seguida com 216 infrações.

Em Santana de Parnaíba, de acordo com dados do Detran-SP, foram anotadas 11 multas por uso de celular ao volante no mês de maio, sendo dez por dirigir manuseando o telefone e uma por trafegar segurando o aparelho. No ano passado, foram registradas apenas duas infrações desse tipo, um aumento de 450%.

No período de janeiro a abril de 2023, foram 112 infrações entre dirigir manuseando e segurando o celular.

"O Detran-SP contabiliza três tipos de multas envolvendo o uso do telefone celular ao volante. A infração por dirigir manuseando o
celular refere-se a quando o condutor está 'teclando' enquanto dirige, por exemplo, e é considerada gravíssima pelo CTB. Quando o motorista conduz o veículo falando ao telefone, ele é multado por utilizar o celular enquanto dirige, infração classificada como média. Já a multa aplicada aos motoristas flagrados segurando o celular corresponde a quando o condutor dirige o veículo com o aparelho em uma das mãos, infração gravíssima", destacou.

Perigos
Dirigir usando o celular pode trazer diferentes riscos à vida do condutor e de quem está ao redor. Segundo a Organização Mundial da
Saúde (OMS), o uso do telefone aumenta em 400% o risco de acidentes.

"Ao tirar a mão do volante para mexer no celular, o condutor não terá o mesmo controle físico do veículo. Já ao digitar uma mensagem, o cérebro foca apenas nessa ação e a direção é colocada em segundo plano", explicou o Detran-SP.

Newsletter
Não perca nenhuma notícia.

Inscreva-se em nossa newsletter gratuita.


Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.folhadealphaville.com.br/